Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

19 de fevereiro de 2013

Museumsinsel - Ilha dos Museus em Berlim



Ilha dos Museus, em Berlim: Mostra a história mundial exposta em cinco instituições. As artes bizantina, egípcia e artigos pré-históricos fazem parte dos acervos.

Entre o rio Spree e a rua Kupfergraben, a ilha dos museus oferece obras-primas de 6.000 anos de história da humanidade.



Na Ilha dos Museus, no centro de Berlim, os visitantes podem passear por vários séculos da história humana. A longa ilha é considerada o berço da cidade. Foi onde surgiu o primeiro povoamento de Berlim, no início do Século XVIII.

Prédios históricos como a Berliner Dom ou Catedral de Berlim, compõem a área, que atualmente atrai turistas por conta do conjunto de cinco museus que abriga: o Altes Museum (Antigo Museu), o Neues Museum (Novo Museu), a Alte National Galerie (Antiga Galeria Nacional), o Pergamon Museum e o Bode Museum. Estes prédios reúnem importantes coleções arqueológicas e também da arte europeia até o início do Século XX.

O complexo estabelecido foi tombado pela Unesco e ganhou o título de Patrimônio Cultural da Humanidade em 1999.



Berliner Dom ou Catedral de Berlim

A ilha fica muito próxima à rua Unter den Linden, local onde se concentram diversos edifícios e museu interessantes, entre eles:

Prisão de Hohenschönhausen é um passeio bastante frequentado pelos antigo prisioneiros que já habitaram aquela prisão e isso torna a visita bastante interessante, pois você sabe que aquilo que o guia diz é uma história pessoal de alguém que vivenciou aquele momento. A maior parte dos passeios guiados são em alemão, mas também há em inglês.

O Memorial do Holocausto é impressionante pelo fato de ser muito grande bem no centro da cidade. O objetivo é o de ser bem visível para que todos se lembrem da dor que já causaram. O museu está localizado no subsolo das lápides e lá você vai encontrar mais informações sobre o ocorrido.

O Portão de Brandenburgo (Brandenburger Tor) é um dos lugares mais visitados de Berlim. O portão é um marco histórico para a Alemanha, pois apesar de ter sido construído há séculos, durante a divisão de Berlim ele voltou a ter seu sentido original, o de portão entre as partes da cidade. Hoje o portão é um dos símbolos da Alemanha unificada. É o último portão que restou de uma série de entradas da cidade construídas pelos reis da Prússia.


Para conhecer e entender um pouco mais sobre a Ilha dos Museus em Berlim, acesse o site abaixo e faça um passeio virtual.

http://www.berlin-events-tours.com/bet_port/rg_museumsinsel/rundgang_po.htm

Conversa informal

Por ser uma matéria bastante interessante e abrangente (cinco museus) vou apresentá-la em capítulos semanais. Na próxima semana, vamos conhecer o Altes Museum (Antigo Museu) e tudo o que ele tem para nos oferecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário