Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

14 de fevereiro de 2013

Marjane Satrapi terá primeira exposição em Paris

 

 
Quadrinista iraniana Marjane Satrapi terá primeira exposição em Paris
 
A quadrinista iraniana Marjane Satrapi, cuja graphic novel Persépolis foi transformada em um filme indicado ao Oscar, vai expor suas pinturas pela primeira vez em uma mostra individual na Galeria Jérôme de Noirmont, em Paris, em fevereiro.

As pinturas, em sua maioria retratos de mulheres, revelam uma semelhança ao estilo que Satrapi revelou nos quadrinhos, e serão lançadas em conjunto com o filme La Bande des Jotas, uma comédia de ação escrita e dirigida por ela e que estreia na França em 6 de fevereiro.



Quadro apresentado na exposição da quadrinista iraniana Marjane Sartrapi


Sobre a artista

Marjane Satrapi, nome artístico de Marjane Ebihamis (
1969), é uma romancista gráfica, ilustradora e escritora infanto-juvenil. Ficou conhecida como a primeira iraniana a escrever banda desenhada. A versão em desenho animado de sua série de quadrinhos Persépolis foi indicada para o Óscar.


 
Marjane Satrapi cresceu em Teerã, sua família se envolveu com os movimentos comunista e socialista no Irã antes da Revolução Iraniana. Lá frequentou o Lycée Français e presenciou, durante a infância, a crescente repressão das liberdades civis e as consequências da política iraniana na vida cotidiana dos habitantes do país, incluindo a queda do Xá, o regime inicial de Ruhollah Khomeini, e os primeiros anos da Guerra Irã-Iraque.
 
Aos catorze anos, partiu para o exílio na Áustria, e depois retornou ao Irã a fim de estudar belas-artes. Se estabeleceu na França como autora e ilustradora.
 
 
De acordo com sua autobiografia gráfica, Persépolis , ela permaneceu em Viena durante o ensino médio, morando na casa de amigos, em pensionatos e repúblicas estudantis, até finalmente ficar desabrigada e morar nas ruas. Após um ataque quase mortal de pneumonia, em decorrência das graves condições de vida, ela retornou ao Irã, lá casou-se aos 21 anos e divorciou-se cerca de três anos depois.

Estudou
Comunicação Visual e posteriormente obteve o mestrado em Comunicação Visual pela Faculdade de Belas artes
em Teerã, Universidade Islâmica Azad.
 
Satrapi, mudou-se para Estrasburgo, França, e atualmente vive em Paris, onde trabalha como ilustradora e autora de livros infantis.

Satrapi também é responsável pela arte do álbum
Préliminaires do roqueiro Iggy Pop.


 

 
 
 
 
 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário