Um dos maiores museus de design no mundo, o Victoria & Albert, em Londres, planeja abrir sua primeira filial fora da capital britânica e já encomendou um projeto ao arquiteto japonês Kengo Kuma para o novo edifício, que será construído em Dundee, na Escócia.
Cerca de R$ 36 milhões de um orçamento total de R$ 176 milhões já estão garantidos para a obra. De acordo com o diretor do museu, Philip Long, a filial do V&A em Dundee deve ser inaugurada no fim de 2016 ou em 2017.
Croquis do projeto já circulam na internet e mostram que o novo museu terá o formato da proa de um barco que se projeta sobre o rio Tay, que corta a cidade escocesa, e será estruturado em camadas de pedra e vidro.
Além de uma das maiores coleções de design do mundo, o V&A tem realizado em Londres uma série de mostras campeãs de bilheteria, como a exposição dedicada à obra do músico David Bowie, que virá ao Museu da Imagem e do Som de São Paulo no fim deste mês.
O Victoria and Albert Museum ou V&A, em Londres, é o maior museu do mundo das artes decorativas e design, que abriga uma coleção permanente de mais de 4,5 milhões de objetos. Foi fundado em 1852, a origem de seu nome se deve à rainha Victoria e ao príncipe Albert. Localizado no distrito de Brompton do Royal Borough of Kensington e Chelsea, em uma área que se tornou conhecida como "Albertopolis" devido a sua associação com o príncipe Albert, o Albert Memorial e as principais instituições culturais com as quais ele foi associado, incluem o Museu de História Natural , o Museu da Ciência e do Royal Albert Hall. O museu é um orgão público patrocinado pelo Departamento de Cultura, Mídia e Esporte. À semelhança de outros museus britânicos nacionais, entrada para o museu é livre desde 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário