Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

9 de janeiro de 2014

Festival de esculturas em gelo e neve da China



O festival é competitivo e recebe artistas de diferentes países

Todos os anos, em janeiro, a cidade de Harbin, nordeste da China, recebe o Festival Internacional de Escultura em Gelo e Neve na qual diversos artistas constroem castelos e esculturas de gelo e neve, que recebem iluminação durante a noite.

Durante o evento, os visitantes podem andar pelas construções, que além da riqueza de detalhes, impressionam pelo tamanho.



Em 2007, uma obra do festival foi considerada a maior escultura de neve do mundo pelo Livro Guinness dos Recordes com 250 metros de comprimento e 8,5 metros de altura. A escultura é uma releitura das Cataratas do Niágara, no Canadá.



O festival acontece desde 1963 e foi interrompido durante a Revolução Cultural Chinesa e retomou as atividades em 1985. As temperaturas na cidade podem chegar a – 20ºC.
 
Assista um pequeno trecho do vídeo mostrando os escultores trabalhando











Nenhum comentário:

Postar um comentário