Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

8 de março de 2017

A emocionante simplicidade de Amadeo Mondigliani




Amadeo Clemente Modigliani, nasceu em Livorno, em 1884, e faleceu em Paris, em 1920. Foi um artista plástico, desenhista e escultor, judeu italiano que viveu em Paris.

Modigliani passou sua juventude na Itália, onde estudou a arte da antiguidade e da Renascença. Nascido em próspera família judaica, estudou em Veneza e Florença, antes de se fixar em Paris, em 1906. Por causa da similaridade de traço, ele é frequentemente comparado a Botticelli.



Ainda em Paris, instalou-se inicialmente em Montmartre, mudando-se depois para Montparnasse, onde retratou algumas de suas figuras mais conhecidas. Casou-se com uma pintora de 17 anos, Jeanne Hébuterne, que, grávida, se matou no dia em que Modigliani foi sepultado.

Modigliani pode ser considerado um autodidata, apesar dos estudos feitos na mocidade. As maiores influências, que persistem ao longo de toda a sua obra, são a pintura renascentista de Siena e as esculturas africanas.

Ao fixar-se em Montmartre, Modigliani não travou relações com os principais artistas que ali viviam, nem mesmo com Picasso que, na ocasião, já havia se tornado famoso. A companhia frequente de Modigliani, nessa fase, foi Maurice Utrillo, que o iniciou no hábito das bebidas e das drogas, que lhe arruinariam a saúde.


"Woman in Yellow Jacket" - 1909

Só ao final desse período é que Modigliani faz uma obra considerada uma das mais importantes: "O Violoncelista", exposto no Salão dos Independentes de 1909.


"O Violoncelista" - 1909

Nos anos seguintes, Modigliani abandonou a pintura. Mudou-se para Montparnasse, onde se tornou amigo do escultor Brancusi. O cubismo e a pintura de Cézanne tiveram grande influência em suas obras. A arte africana e as reminiscências da pintura sienesa (pintura italiana da cidade de Siena), dão aos seus trabalhos de escultura - que faz por influência de Brancusi - as principais características.

"Cabeça" - 1911

Modigliani foi um artista figurativo, conhecido por retratos e nus em estilo  moderno caracterizado pelo alongamento de rostos e figuras. Seu admirável domínio da cor é completado pelo despojamento da figura. A obra do artista, além das esculturas, inclui pinturas e desenhos. O período de 1909 a 1914, foi dedicado principalmente à escultura. Tornou-se célebre sobretudo por seus retratos femininos. A obra "A Mulher Com Leque" ilustra o uso que o artista faz de formas simplificadas e alongadas. A influência da arte africana está particularmente expressa nesta obra.


"A Mulher Com Leque"- 1919

Em 1914, por razões financeiras, o artista retorna definitivamente à pintura. A fase final da carreira de Modigliani é considerada a mais importante. Desde o princípio seus trabalhos possuem um estilo inconfundível: figuras alongadas, de pescoço comprido, rosto oval ligeiramente inclinado e olhos marcados por dois pequenos pontos, mas com a leve alusão de um sorriso.

Nos últimos anos da sua vida, Modigliani pinta quase que somente retratos e nus femininos. A sensualidade de suas figuras não está na exposição de seus corpos, mas no movimento e no alongamento que o pintor lhes dá. Modigliani tem o raro dom de conseguir uma empatia entre o espectador e os seus retratos.


"Nude Sitting on a Divan" - 1917

Nos retratos de crianças, em particular, o artista apresenta uma emocionante simplicidade. Entretanto, a graça às vezes pode se converter em maneirismo, e a monumentalidade em rigidez. Alguns estudiosos já observaram que algumas das deformações elegantes de Modigliani produzem uma impressão de gratuidade, senão de monotonia.


"Little Girl In Blue" - 1918

Além disso, a "expressão de muda aceitação da vida", que define, segundo o próprio Modigliani, a alma de seus modelos, pode não satisfazer a quem aprecia emoções mais fortes. Mas essas mesmas características fazem a singularidade e o encanto de sua obra.

Durante sua vida, Amadeo Modigliani teve pouco sucesso, só depois de sua morte que o artista alcançou maior popularidade e suas obras alcançaram preços elevados.

Modigliani morreu aos trinta e cinco anos em Paris, em condições de extrema pobreza material, vítima de meningite tuberculosa, agravada pelo excesso de trabalho, álcool e drogas.


CURIOSIDADES

Modigliani foi um dos chamados "artistas malditos" da Escola de Paris. Tinha temperamento desregrado e tendendo à auto-destruição. Foi uma figura carismática de grande beleza física e de prodigiosa memória, como um "show-man", marcava presença nos cafés de Montparnasse, recitando com brilho e expressão versos de Dante Alighieri e D'Annunzio, depois fazia rápidos desenhos do ambiente e pessoas, em troca de pequenas quantias ou copos de vinho.




Modigliani teve por dois anos, uma complicada relação com a jornalista e poetisa inglesa Beatrice Hastings, de quem dependeria para o seu sustento e que se tornaria sua modelo e musa durante esse período.


"Seated, Beatrice Hastings" - 1915

No dia seguinte à morte do seu companheiro Amadeo Modigliani, Jeanne Hébuterne, aos 21 anos e grávida de nove meses, suicidou-se, atirando-se do quinto andar do prédio onde viviam seus pais. Enquanto o sepultamento de Modigliani foi um estrondoso acontecimento público, o corpo de Jeanne foi sepultado no mesmo dia às escondidas pelos pais, no cemitério de Bagneux. Sua filha foi criada pelas irmãs de Modigliani, e cresceu sem saber o que ocorrera com os pais.


"Jeanne Hébuterne"

Menos de um século após a morte de Amadeo e Jeanne, a obra de Modigliani é uma das mais valorizadas do mercado de arte. Em novembro de 2015, a obra “Nu couché“, foi arrematada em leilão, por US$ 170,4 milhões de dólares. É a segunda obra mais valorizada em leilões internacionais, enquanto que a obra de Jeanne Hébuterne é praticamente desconhecida.


“Nu couché“ - 1917

A escultura "Tetê" - 1910/12 - Foi leiloada em 2010 por U$ 59.5 milhões de dólares ou 43.2 milhões de euros, pela Christie's Paris. Tetê faz parte das 27 esculturas criadas por Amadeo Modigliani e uma das poucas que permanecem em coleção privada.

"Tetê" - 1910/11



Desenhos

"Anna Akhmatova" - 1911 - lápis em desenhos de papel - Anna Akhmatova Apartment Museum, St. Petersburg, Rússia.


"Quando conhecer sua alma, pintarei seus olhos." Amadeo Modigliani  








Nenhum comentário:

Postar um comentário