Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

22 de março de 2017

"Sobre a cidade" obra de Marc Chagall



"Sobre a cidade" - 1918 - óleo sobre tela - 45cm X 56cm - Marc Chagall - Galeria Tretyakov, Moscou, Rússia.

A obra "Sobre a cidade", foi pintada em 1918, por Marc Chagall e pertence a um acervo privado, atualmente encontra-se na galeria de Tretyakov, em Moscou, Rússia.


Análise da obra "Sobre a cidade" de Marc Chagall

Chagall gostava de criar obras que mostravam ele e sua esposa, Bella Rosenfeld Chagall. "Sobre a cidade" é uma celebração ao amor do casal que foi unificado pelo casamento.

A obra mostra o artista e sua esposa voando acima de Vitebsk, que é uma pequena cidade onde ele cresceu. Chagall está segurando sua esposa perto de si enquanto ela deixa uma mão aberta pelo ar. A mão esquerda do artista está suavemente pousada sobre o seio direito da esposa. Ao mesmo tempo em que parecem amantes, parecem também estar fugindo de algo já que a cabeça do artista está virada para traz como que verificando se alguma coisa os está seguindo. 



As casas, que compõem a obra, são simples e foram colocadas de uma maneira ordenada em um colorido especial, são todas da mesma cor, exceto por uma casa vermelha ao fundo. Há também celeiros e cercas de madeira, em tonalidade quente, presentes em torno da maioria das casas. O céu é mais branco do que azul e o casal veste roupas mais escuras que o fundo da obra de cor clara, fazendo-os, assim, parecer estarem saltando da tela.



O primeiro contato de Chagall com a cidade francesa o impressionou muito pela luz, pela cor e, sobretudo, pela liberdade, a tal ponto que em seu vocabulário surgiram dois novos termos: lumière-libertè (liberdade da luz) e coleur-amour (cor do amor) que, associados, constituem a estrutura básica de sua pintura.

Outro termo que nasceu das impressões de Chagall é chemique, (química) o segredo da cor, a aura da magia, as cores que dão vida e alma ao quadro.


Obras de Chagall e Bella flutuando no ar.



"O aniversário" - 1915



"O passeio" - 1918

“Em uma natureza, em um elemento natural, em um espaço que não é mais do que um céu, no qual todas as formas se movem completamente livres e sutis, como se fossem pequenas criaturas, emana uma cor tão forte e tão bela que parece sobrenatural”. Marc Chagall.
                                                                                                                                   




Nenhum comentário:

Postar um comentário