Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

29 de março de 2017

Museu Casa-Estúdio de Diego Rivera e Frida Kahlo 




Museu Casa-Estúdio de Diego Rivera e Frida Kahlo - A arte e a vida de Frida Kahlo e Diego Rivera na Cidade do México.


As construções no elegante bairro de San Angel guardam um pouco da personalidade do casal de artistas mexicanos Diego Rivera e Frida Kahlo. A casa, com projeto do arquiteto mexicano Juan O´Gorman, é dividida em três edifícios distintos que serviram de ateliê, estúdio fotográfico e moradia para o casal de artistas entre 1934 e 1941.



Estúdio de Diego: Parte de sua coleção de arte pré-colombiana. 

No museu, a casa de Frida não tem seus móveis, mas abriga exposições temporárias com temáticas diversas, com bastante frequencia. Já a casa-estúdio de Diego tem seu quarto montado, com uma colcha bordada (e inacabada) por Frida.


Na fronha lê-se “cariño”.

Percorrer os cômodos da casa, só assim você vai entender um pouco mais dos maiores artistas do México. O ateliê onde Diego Rivera pintou grande parte de suas obras é emocionante. Sobre Frida há menos em exposição, já que grande parte de sua obra foi produzida na "Casa Azul".

Diego Rivera, artista famoso, pintou grandes murais comissionados pelo governo mexicano, conheceu e se apaixonou pela jovem Frida Kahlo, porém, infiel, a fez sofrer.



Detalhe do mural "Sonho de um domingo à tarde da alameda" - 1947 - Diego Rivera.

Frida, artista famosa pelos autorretratos que evidenciam sua dor emocional e física, bissexual, tinha a saúde fragilizada, mas sempre disfarçada por seus sorrisos e pelo álcool. A artista foi perdidamente apaixonada por Diego, a ponto de desistir de sua vida quando ficou longe dele. Ele a salvou da morte pelo excesso de bebidas e cuidou dela até seus últimos anos de vida como o marido dedicado que nunca havia sido.



"Autorretrato com espinho, colar e beija-flor" - 1940 - Frida Kahlo.

Posteriormente, Frida Kahlo retornou à "Casa Azul", moradia de sua família, onde permaneceu até a sua morte, em 1954. A Casa Estúdio foi residência de Diego Rivera até 1957, quando ocorreu o falecimento do artista.



"Casa Azul" - Museu Frida Kahlo.



Museu Frida Kahlo

Também conhecido como "Casa Azul", o museu se localiza onde a artista morava com sua família, na casa de Frida Kahlo. A residência, que já era grande e foi construída por seu pai Guillermo Kahlo, em 1911, foi ampliada ao longo dos anos e depois virou o lar de Frida, Diego e de seus inúmeros convidados (incluindo Leon Trotsky, com quem Frida teve um caso amoroso).



O acervo do museu compreende principalmente das pinturas de Frida, ainda que tenha algumas poucas obras de Diego Rivera. As pinturas mais famosas da artista estão em acervos dos EUA, mas vale conhecer esse belo apanhado das obras de Frida Kahlo e expandir seu conhecimento sobre a artista e sua arte.



"Viva la vida" - 1954 - Frida Kahlo.

Além das pinturas, o que mais chama atenção na casa-museu Frida Kahlo é o mobiliário, incluindo o estúdio onde ela pintava, com cavaletes que a ajudavam a trabalhar mesmo quando não conseguia se levantar da cadeira de rodas.



Estúdio da Frida Kahlo na "Casa Azul".

Na cozinha da casa-museu está evidente a forte influência da cultura popular indígena. O local abriga um fogão a lenha da época de Frida e Diego, com louças, panelas e tachos onde ela fazia seus doces famosos.


Cozinha da "Casa Azul", atual museu Frida Kahlo.

Outra parte muito interessante da morada do casal, que emociona os visitantes, são as duas camas onde Frida Kahlo passou o final de sua vida quando sentia muita dor e não conseguia se movimentar. A “cama do dia” ficava em um corredor com janela ampla e muita luz, já a “cama da noite” ficava num quarto normal. Quer dizer, normal para o casal Frida Kahlo e Diego Rivera, dois artistas comprometidos com a arte mexicana, tanto moderna quanto pré-colombiana.



"Quarto do dia" de Frida Kahlo



"Quarto da noite" de Frida Kahlo.

A "Casa Azul" possui um belíssimo jardim e o museu abriga também uma loja com tudo o que remete à artista. Em um edifício em anexo, adquirido depois da morte da artista, há um espaço com exposições temporárias.



Jardim da "Casa Azul".

Frida Kahlo e Diego Rivera tiveram uma vida conturbada, com idas e vindas. Eram um casal que poderia estrelar (e estrelaram) um perfeito drama mexicano.





SERVIÇO

Museu Frida Kahlo

Onde: Rua Londres, 247 - Del Carmem - Coyoacán - Cidade do México.

Quando: Aberto de terça a domingo de 10h às 17h45, às quartas abre às 11h.



Museu Casa-Estúdio de Diego Rivera e Frida Kahlo

Onde: Calle Diego Rivera s/n, Álvaro Obregón - San Angel Inn - Cidade do  México.

Quando: Aberto de terça a domingo das 10h às 18h.









Um comentário:

  1. Ola meu nome é Gabriel Hannun, sera que temos algum parentesco? Adorei o blg de artes, parabéns

    ResponderExcluir