Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

15 de fevereiro de 2017

O Surrealismo de Marc Chagall



"America Windows" - Marc Chagall - Art Institute of Chicago

Marc Chagall (1887-1985), foi um pintor, gravador e vitralista. O artista francês, de origem russa, era judeu e como tal lutou para sobreviver à revolução bolchevique na Rússia e ao nazismo. Teve sua arte ignorada por muito tempo pela sociedade e pela própria família, que desaprovava sua escolha. Isso lhe dificultou conseguir os recursos necessários para desenvolvê-la. Os seus quadros remetem muito à sua vida de menino em Vitebsk, denotando saudosismo numa linguagem lírica e moderna. Era um romântico: pintava quase essencialmente suas memórias e fez de sua obra uma verdadeira poesia fantástica, no mais amplo sentido da palavra.

No âmbito da arte contemporânea, marcada pelo formalismo e a abstração, a pintura de Chagall se destaca pela importância que nela tem o elemento temático, de fundo onírico, que mostra por sua vez as fundas raízes afetivas e culturais do artista.

Iniciou-se em pintura no ateliê de um retratista local. Em 1908 estudou na Academia de Arte de São Petersburgo e, de volta à cidade natal, conheceu Bella, de quem pintou um retrato em 1909.



"My Fiancee in Black Gloves" - 1909 - Marc Chagall - Kunstmuseum, Basiléia (O Museu das Belas Artes de Basileia, na Suíça).

Retornou a São Petersburgo e de lá seguiu para Paris em 1910, ligando-se a Blaise Cendrars, Max Jacob e Apollinaire e aos pintores Delaunay, Modigliani e La Fresnay.

Marc Chagall trabalhou intensamente para integrar seu mundo de fantasias na linguagem moderna, derivada do fauvismo e do cubismo.

As obras mais importantes do artista nesse período são: "Moi et le village" ("Eu e a aldeia"), 1911, "L'Autoportrait aux sept doigts" ("Auto-retrato com sete dedos"), 1913, "La Femme enceinte" ("Mulher grávida"), 1912/13, "Le Soldat boit" ("O soldado bebe"), 1912/13.




"Moi et le village"
("Eu e a aldeia") - 1911 - óleo sobre tela - 1,92cm X 1,51cm - Marc Chagall - Museu de Arte Moderna de Nova Iork - MoMA.




"Self-Portrait with Seven Fingers", (Auto-retrato com sete dedos") - 1913 - óleo sobre tela - 107cm X 128cm - Marc Chagall - Stedelijk Museum, Amsterdam.




"La Femme enceinte" ("Mulher grávida") - 1912/13 - óleo sobre tela - 193cm X 116cm - Marc Chagall - Stedelijk Museum, Amsterdam.




"Le Soldat boit" ("O soldado bebe") - 1912/13 - óleo sobre tela - 109,2cm X 94,6cm - Marc Chagall - Solomon R. Guggenheim Museum, Nova Iork.
.
A maioria dos títulos de suas obras foram dados por Cendrars e seu amigo escritor e crítico de arte. Apollinaire, foi quem selecionou as telas que Chagall expôs em 1914 em Berlim, com grande influência sobre o expressionismo de pós-guerra.



"Birthday" - 1915 - óleo sobre tela - 81cm X 99,7cm - Marc Chagall.

Com o início da Primeira Guerra Mundial, Chagall que estava de visita à Rússia, em 1914, não pôde voltar à Europa. Foi nesse período que o artista se casou com Bella, uma moça que havia retratado antes de partir para a Europa. Mesmo após a morte da amada, o artista continuou refletindo seu amor pela esposa em suas obras.

No tempo em que permaneceu na Rússia assumiu o cargo de Comissário de Arte de Vitebsk. Permaneceu lá até 1922 quando voltou a Paris, onde iniciou um período de grande produção artística. Recebeu uma encomenda do editor Ambroise Vollard, para ilustrar a Bíblia e executou 96 gravuras para uma edição de Almas mortas, de Gogol, só publicada em 1949. Na mesma época, pintou murais para a sala e o foyer do teatro judeu de Moscou.


Almas Mortas (Gogol), O Lobo e a Cegonha (La Fontaine), Jacó e o Anjo (Bíblia) e Dafne e Cloé.

Em 1927, Chagall, ilustrou as Fábulas, de La Fontaine, um conjunto de cem gravuras que foram publicadas somente em 1952. Os anos que se seguiram foram prósperos na vida pessoal e profissional de Marc Chagall.
São dessa fase suas primeiras paisagens, bem como quadros que renovaram o tema lírico das flores.


"Fábulas" de La Fontaine.

Em 1931 Chagall visitou a Palestina, a Síria e publicou "Ma vie" ("Minha vida"), autobiografia ilustrada por gravuras que já haviam aparecido em Berlim em 1923. Em 1933 realizou grande retrospectiva no Kunstmuseum, de Basiléia.

A partir de 1935 o clima da 2ª Guerra Mundial e da perseguição aos judeus repercutiu em sua pintura, na qual os elementos dramáticos, sociais e religiosos passaram a tomar vulto.

Em 1941 foi para os Estados Unidos. Em 1944, faleceu sua esposa Bella Chagall, causando-lhe grande depressão. Mergulhou de novo no mundo das evocações e concluiu o quadro "Autour d'elle" ("Em torno dela"), Musée National d'Art Moderne, Paris, iniciado em 1937 e que se tornou uma síntese de sua temática. Em 1945 pintou grandes telas de fundo, cenários para o balé "O pássaro de fogo", de Stravinski.


"Autour d'elle Huile"
("Em torno dela") - 1945 - óleo sobre tela - 131cm X 109,7cm - Marc Chagall - Musee National d'Art Moderne, Paris.

Regressou definitivamente à França em 1947. Em 1950 criou vitrais para a sinagoga da universidade hebraica de Jerusalém, como também, vitrais para a catedral de Metz. Chagall esteve várias vezes em Israel nessa época, desincumbindo-se de várias encomendas.

Na França e nos Estados Unidos, além de vitrais, realizou mosaicos, cerâmicas, murais e projetos de tapeçaria. Em 1973 foi inaugurado em Nice o Museu da Mensagem Bíblica de Marc Chagall. Em 1977 o governo francês agraciou-o com a grã-cruz da Legião de Honra.

Reconhecido como um dos maiores pintores do século XX, Marc Chagall, faleceu em Saint-Paul de Vence, no sul da França, em 28 de março de 1985.















Nenhum comentário:

Postar um comentário