Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

8 de fevereiro de 2017

O Modernismo nas Artes Plásticas





"Criador de Bananal" - 1927 - Lasar Segall.

O Modernismo foi uma corrente artística que surgiu na última década do século XIX, em oposição às formas clássicas, como resposta às consequências da industrialização, valorizando novamente a arte e a sua forma de realização, manual e artística, como por exemplo, pintura, escultura, literatura, arquitetura, fotografia e música. Embora não haja consenso sobre a datação deste período, muitos especialistas em arte consideram que o movimento foi até a década de 1970.

Na Europa, essa vanguarda teve como marca o avanço tecnológico e científico do início do século XX. Nesse período, o cotidiano das pessoas sofre uma verdadeira revolução com a supervalorização do progresso e da máquina e o Capitalismo entra em crise dando início à Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A seguir, a crise financeira, oriunda do conflito, leva à Segunda Guerra Mundial (1939-1945), e nos anos intermediários, conhecidos como “os anos loucos”, as pessoas passaram a conviver com a incerteza e com o desejo de viver somente o presente.


"Pintura" - 1917 - Amadeo de Souza Cardoso (artista português) - Centro de Arte Moderna - Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

O termo Modernismo pode ser entendido como sinônimo de inovador, contemporâneo, ousado e transformador em oposição ao ultrapassado, obsoleto e antigo. Dois estilos surgidos na França deram base para esse grande movimento que eclodiu no século seguinte. O primeiro foi o Impressionismo (pintores modernos geralmente escolhiam cenas de exteriores como temas para suas obras: paisagens e pessoas humildes). O segundo foi o Simbolismo (tudo pode assumir um significado simbólico, elementos da natureza, construções do homem, formas abstratas, etc. Todo o cosmos é um símbolo em potencial). Ambos estilos rejeitaram as convenções da arte acadêmica vigente no fim do século XIX, gerando um grande impacto nas artes visuais. A seguir vieram outros estilos que influenciaram o início do século XX. O Cubismo, Futurismo, Surrealismo e o Expressionismo.

Os artistas modernos sofriam constantes críticas em função dos novos modelos adotados, no entanto resistiram às pressões e aos poucos foram conquistando o gosto do público.


Alguns artistas europeus Modernistas




Kandinsky, obra inspirada pelas peças "Opus 11" de Schoenberg - 1911


"Natureza Morta com Vaso de Gengibre I" - óleo sobre tela - 65,5cm X 75cm - 1911 - Piet Mondrian - Museu Municipal de Haia.


"Bust of a Woman"  
(Dora Maar) - óleo sobre tela - 1938 - Pablo Picasso - Hirshhorn Museum and Sculpture Garden.


"Música"
- óleo sobre tela - 2,60cm X 3,89cm - 1910 - The Hermitage - St Petersburg.


O Modernismo no Brasil


O termo identifica o movimento desencadeado pela Semana de Arte Moderna de 1922, que foi a reunião de vários artistas (pintura, literatura, música, arquitetura, escultura e outros) de várias tendências artísticas que buscavam renovar as artes, difundindo suas ideias e rompendo, assim, com a cultura tradicional e conservadora do século XIX.

O período de 1922 a 1930, é o que mais se evidencia um compromisso dos artistas com a renovação estética, beneficiada pelo contato estreito com as vanguardas europeias (cubismo, futurismo, surrealismo, etc.). Tal esforço de redefinição da linguagem artística se soma a um forte interesse pelas questões nacionais que ganham destaque a partir da década de 1930, quando os ideais de 1922 se difundem.




O impulso teria vindo da pintura de Di Cavalcanti à frente da organização do evento, das esculturas de Brecheret e, sobretudo, da exposição de Anita Malfatti, em 1917. Os trabalhos de Anita desse período (O Homem Amarelo, a Estudante Russa, A Mulher de Cabelos Verdes, A Índia, A Boba, O Japonês entre outros.) apresentam um compromisso com os ensinamentos da arte moderna: a pincelada livre, a problematização da relação figura/fundo, o trato da luz sem o convencional claro-escuro.



"A Boba" - 1916 - Anita Malfati



"O Homem Amarelo" - 1917 - Anita Malfati

A obra de Di Cavalcanti segue outra direção. Autodidata, Di Cavalcanti trabalha como ilustrador e caricaturista. O traço simples e estilizado se tornará a marca de sua linguagem gráfica. A pintura, iniciada em 1917, não apresenta orientação definida. Suas obras revelam certo ecletismo, alternando o tom romântico e "penumbrista" (Boêmios,1921) com as inspirações em Pablo Picasso, Georges Braque e Paul Cézanne, que o levaram à geometrização da forma e à exploração da cor (Samba e Modelo no Atelier, ambas de 1925).



"Boêmios" - pastel - 34cm X 23cm - 1921 - Di Cavalcanti - Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.




"Samba" - 1925 - Di Cavalcanti - Destruída em incêndio no Rio de Janeiro, em 2012 - Acervo particular..

Os contrastes cromáticos e os elementos ornamentais da pintura de Henri Matisse, por sua vez, estão na raiz de trabalhos como "Mulher em Casaco Roxo", 1937. A formação italiana e a experiência francesa marcam as esculturas de Brecheret. Autor da maquete do Monumento às Bandeiras, 1920, e de 12 peças expostas na Semana de Arte Moderna(entre elas, Cabeça de Cristo, Daisy e Torso), Brecheret é o escultor do grupo modernista, comparado aos escultores franceses Auguste Rodin e Emile Antoine Bourdelle pelos críticos da época.


"Mulher em Casaco Roxo" - 1937 - Henri Matisse 


"Cabeça de Cristo" - Década de 1940 - Victor Brecheret - Coleção particular


Assista ao vídeo -  "Viajando pelo Modernismo - Aspectos da cultura brasileira".


              







Nenhum comentário:

Postar um comentário