Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

16 de novembro de 2016

Giambattista Tiepolo e a pintura barroca



Auto-retrato - 1750/53 - afresco - Giovanni Battista Tiepolo - Würzburg Residence, Germany

Giambattista Tiepolo, ou Giovanni Battista Tiepolo, foi um grande mestre da pintura italiana, um dos mais brilhantes autores da pintura barroca. Nasceu em Veneza, em 1696, e faleceu em Madri, em 1770.

Com estilo grandioso, caracteriza-se pela sofisticação e elevado senso que marcou os artistas do século XVIII. Os cenários por ele criados evocam uma dimensão terrena voltada para o infinito e a ficção, cromaticamente marcado por uma paleta de cores frias e irreais, dando às suas figuras e objetos um reflexo de tom prateado, perdendo toda a consistência plástica.

Seu aprendizado em arte começou em 1710, no ateliê de Gregorio Lazzarini, pintor de estilo eclético, capas de unir os diferentes estilos da tradição veneziana. Tiepolo aprendeu com Lazzarini os primeiros rudimentos da pintura e o gosto pela grandiosidade teatral das composições.



"Abraham Sacrifices Isaac" - 1705 - Gregorio Lazzarini

No começo de sua carreira, o artista sofreu a influência da pintura "tenebrosa" de Federico Bencovich e de Piazzeta, mas também recebeu dos mestres da Renascença Veneziana, como Tintoretto e Paolo Veronese.



"The Penitent Saint Jerome" - Federico Bencovich.

Em 1715, Tiepolo inicia uma pintura na igreja veneziana de Nossa Senhora dos Órfãos, representando figuras de apóstolos, criando o efeito claro-escuro e tons escuros.

Nesta mesma época o artista trabalhou para o doge que governava a cidade (Giovanni II Cornaro), em seu palácio, pintando quadros e retratos, dentre os quais o retrato do doge Marco Cornaro (1716), com tons pastel (mornos e claros), lembrando o trabalho de Sebastião Ricci. Ainda neste ano executou o afresco "Assunta" na igreja paroquial de Biadene. Em 11 de agosto expõe, na festa de S. Rocco, o seu esboço para o "Mergulho do Faraó".



"Assunta" - 1716 - Giovanni Battista Tiepolo

Em 1717, teve seu nome citado pela primeira vez dentre os grandes pintores venezianos, tendo sido incluído no livro "Grande apresentação da pintura e perspectiva de Veneza".

Tiepolo fez pinturas em diversos palácios e em 1727 teve o seu filho Giandomenico, como seu grande colaborador.


Em 1730 o artista criou "O triunfo das Artes", em Milão, uma obra-prima que foi destruída pelos bombardeios de 1943. Também realizou trabalhos sob encomenda para várias cortes europeias.



"O triunfo das Artes" - óleo sobre tela - 55.5 × 72 cm - 1729/30 - Giovanni Battista Tiepolo

Em 1761, o rei Carlo III de Espanha contratou Tiepolo para ornar com afrescos os quartos do novo Palácio Real, em Madri. Trabalhou vários anos na Espanha. Faleceu em 1769, em Madri, sendo enterrado na já destruída igreja de São Martin.

Tiepolo deixou com seus monumentais afrescos uma forte influência na maioria dos decoradores do século XIX.

Obras do artista, mais bem cotadas no mercado das artes:

"Retrato de mulher como Flora". É uma
pintura a óleo sobre tela, representando a ninfa Flora. A pintura foi encomendada ao artista pela imperatriz Isabel da Rússia, em 1760. Acredita-se que o quadro teve como modelo "Orsetta", a filha mais nova de Tiepolo.

A obra estava escondida em um recanto de um castelo francês desde o século XIX. Foi considerada pouco apropriada pelos avós dos atuais proprietários do castelo onde foi encontrada, por mostrar uma mulher com o peito nu.

O quadro foi leiloado na Christie's de Londres, em 2008, foi adquirido por um particular por 2,8 milhões de libras (3,3 milhões de euros), o preço mais alto alcançado para uma obra de Tiepolo.



"Retrato de mulher como Flora" - óleo sobre tela - 88.3 x 69.9 cm - 1760 - Giovanni Battista Tiepolo

"A Deposição de Cristo no Túmulo". Pintura a óleo sobre tela realizada na Espanha entre 1769 e 1770. O quadro também é conhecido como "O Enterro do Senhor".

A obra fazia parte da coleção particular portuguesa da família Pinto Basto. Foi leiloada em
2007, pela leiloeira Leiria e Nascimento, tendo o Estado Português exercido o direito a opção de compra, e adquirido a obra por 1,5 milhões de euros.

Em
2008 foi publicado, sobre a obra, no Diário da República do Estado Português. "Trata-se de um valor patrimonial e cultural de significado para a Nação", justificada pela "genialidade artística, a excelência e relevância patrimonial da obra, expressa no valor estético, técnico e material intrínseco" da pintura de Giambattista Tiepolo adquirida pelo Estado Português.


"A Deposição de Cristo no Túmulo" - óleo sobre tela - 1769/70 - Giovanni Battista Tiepolo

O quadro está exposto no
Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa desde 2008, onde já se encontram outras obras do pintor, como "Fuga para o Egipto", proveniente, de doação em 1946, da mesma coleção particular e "O Triunfo das Artes", incorporado a partir das coleções reais.


Algumas de suas obras


"Inmaculada Concepción" - óleo sobre tela -  279 X 152 cm - 1767/69 - Museo del Prado, Madrid.


"Rinaldo abandonando Armida" - óleo sobre tela - 187,5 X 216,8 cm - 1742/45 - The Art Institute of Chicago.


"Joven con loro" - óleo sobre tela - 70 X 52 cm - 1758/60 - Ashmolean Museum - Oxford






Um comentário:

  1. Where To Find Local Casinos in Florida
    Casinos in Florida · MGM National Harbor · Beau Rivage Casino Resort · Ocean Casino 대구광역 출장마사지 & Spa · Seminole Hard 당진 출장안마 Rock Casino 공주 출장마사지 · 안동 출장안마 Hollywood Casino What is Florida’s state-regulated gambling industry?What is the minimum age 천안 출장안마 to gamble in Florida?

    ResponderExcluir