Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

30 de novembro de 2016

Galeria Nacional da Escócia, Edimburgo



Galeria Nacional da Escócia – National Gallery of Scotland

A Galeria Nacional da Escócia ou National Gallery of Scotland, é uma continuação da Galeria Nacional de Londres.  Possui a maior coleção de arte da Escócia e está entre as melhores do mundo. As duas galerias possuem o mesmo estilo tanto em seu  interior como em seu acervo, com obras de pintores conhecidos mundialmente, entre eles, Botticelli, Rembrandt, Raphael, Gauguin, Van Gogh, Velázquez. Obras dos pintores como Robert Burns e Henry Raeburn, os mais famosos da Escócia, também se encontram na Galeria. Na exposição, é possível apreciar ainda alguns desenhos originais de Leonardo da Vinci.


"Portrait of Walter Scott" - 1822 - óleo sobre tela - 76,2 cm X 63,5 cm - Henry Raeburn - Galeria Nacional da Escócia, Edimburgo

A Galeria possui dois andares, sendo que o primeiro é formado por quatro alas maiores, duas menores e um espaço para exibições, como o das obras do artista escocês George Bain,
chamada de Master of Celtic Art.


"Que teus passos retornem de todos os cantos do globo sob a orientação da estrela que aponta para casa".

Nas escadas que dão acesso ao segundo piso,é possível apreciar várias esculturas de rostos, em mármore, pendurados na parede.



Interior da Galeria Nacional da Escócia

O segundo andar possui apenas duas pequenas alas onde se encontram as obras dos pintores Espanhóis e os desenhos de Leonardo da Vinci.



"A velha cozinheira" - 1618 - óleo sobre tela - 99 cm X 128 cm - Diego Velazquez - Galeria Nacional da Escócia, Edimburgo.


"Studies of a dog´s paw" -  1490/95 - Leonardo da Vinci

As obras expostas na Galeria Nacional da Escócia, vão do Renascimento até o Pós-impressionismo. Entre elas estão esculturas, peças de mobiliários e alguns desenhos.



"A Sagrada Família da Palmeira" -  1506 - óleo sobre madeira transferido para tela - 101,5 cm de diâmetro - Rafael Sânzio - Galeria Nacional da Escócia - Edimburgo.

Os principais destaques da Galeria são os quadros de Rembrandt, sendo o mais famoso do museu, o seu "Auto Retrato", além de obras de Botticelli, Raphael, Gauguin, alguns quadros de Monet, Cézanne, Van Gogh e obras de pintores Espanhóis como El Greco, Goya e Velázquez.



“Autorretrato” - 1659 - óleo sobre lienzo - 52,7 cm X 42,7 cm - Rembrandt Van Rijn - Galeria Nacional da Escócia, Edimburgo.


Quanto às obras dos escoceses, a Galeria possui a coleção mais abrangente do mundo. O grande destaque é o quadro "Diana e suas nifas" de Robert Burns.



"Diana e suas nifas" - Robert Burns.


Obras do Acervo



"Visão do Sermão" (Jacob Wrestling com o Anjo) - 1888 - Paul Gauguin


"The Nativity" - 
1872 - William Bell Scott


"A adoração dos Reis" - 1540 - Jacopo Bassano (Jacopo da Ponte)


"Olive Trees" - 1889 - Vincent van Gogh


Exposição atual



"O Pintassilgo" - 1654 - Carel Fabritius

Uma das pinturas mais icônicas do mundo, nunca antes vista na Escócia, apenas no Reino Unido, é apresentada neste outono, na Galeria Nacional da Escócia, em Edimburgo. A obra, "O Pintassilgo", foi gentilmente cedida pela galeria fotográfica Real Mauritshuis, em Haia - cidade localizada na costa ocidental da Holanda, capital da província de Holanda do Sul - Quando apresentada em Nova York, em 2014, foram registradas 200.000 visitas, apreciadores enfrentaram longas filas em baixas temperaturas. 


Sobre a obra "O Pintassilgo"

"O Pintassilgo" ou "O Goldfinch", pintado por Carel Fabritius em 1654, é uma das pinturas mais bonitas e a mais misteriosa da idade dourada holandesa.

Na ocasião em que a obra foi pintada, esses passarinhos eram animais de estimação populares. Eles eram conhecidos por sua plumagem colorida, sua deliciosa canção e sua habilidade de aprender truques, como tirar água de uma tigela com um balde pequeno (daí o título holandês "Het Puttertje" - "a pequena gaveta de água"). Nas pinturas holandesas do período, esses pássaros eram o símbolo da desenvoltura e da destreza, ou mesmo do amor cativo. A descrição isolada que Fabritius fez do pássaro não pertence a tais tradições, e seu significado é mais alusivo. Há apenas um pássaro, pintado com extraordinário realismo, com a cabeça virada para o espectador e a perna presa por uma esbelta corrente de metal.




Sobre Carel Fabritius

Carel Fabritius (1622-1654) é visto frequentemente como a ligação entre dois gigantes da pintura holandesa: Rembrandt van Rijn (1609-69) e Johannes Vermeer (1632-75), em cujo trabalho teve uma influência considerável. Artista de extraordinária habilidade, Fabritius teve uma morte trágica e prematura, aos 32 anos, quando uma loja de pólvora explodiu, destruindo grandes partes da cidade de Delft, na Holanda, matando centenas de moradores. Presume-se que grande parte do trabalho de Fabritius foi perdida na explosão e somente cerca de uma dúzia de suas pinturas sobreviveram. Entre elas, "O Pintassilgo", pintado no ano em que o artista faleceu, é considerado por muitos como sua obra-prima.


"Eliezer e Rebecca no poço" - 1641 - Carel Fabritius - Galeria Nacional da Escócia


Galeria Nacional da Escócia - The Mound, Edinburgh EH2 2EL, Reino Unido.





Nenhum comentário:

Postar um comentário