Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

7 de setembro de 2016

SFMOMA - San Francisco Museum of Modern Art



O MoMA de São Francisco impressiona com seu edifício modernista assinado por Mario Botta. As obras, no seu interior, são ainda mais impressionantes.

SFMOMA é um museu de arte moderna localizado em San Francisco, Califórnia. A organização sem fins lucrativos, mantém uma coleção internacionalmente reconhecida de arte moderna e contemporânea. Foi o primeiro museu na Costa Oeste dedicado exclusivamente à arte do século XX.

Atualmente a coleção do SFMOMA inclui mais de 33.000 obras de arte, entre pinturas, esculturas, fotografias, arquitetura, design e mídia. É o segundo museu maior do país. Foi reaberto em maio de 2016, depois de passar por uma grande reforma para sua expansão, que durou três anos. O espaço foi mais que duplicado aumentando e enriquecendo a sua coleção juntamente com a Doris e Donald Fisher Collection de arte contemporânea.


O museu abriu com 19 exposições inaugurais, incluindo uma seleção com curadoria da Doris e Donald Fisher coleção.

A primeira exposição ocupa quase um andar inteiro dedicado ao Centro de Fotografia Pritzker, o favorito da coleção permanente do SFMOMA e obras especialmente encomendadas para o novo museu. 

SFMOMA dispõe de 15 mil metros quadrados de área, para tanto, contou com o indispensável apoio de uma campanha de recolha de fundos destinada a cobrir os 160 milhões de dólares destinados a suportar os custos da obra. As coleções do museu são alimentadas por uma forte contribuição da comunidade local.

O museu oferece entrada gratuita para todos os visitantes com menos de 18 anos.



O museu não atrai a atenção só por seu vasto acervo. Impressiona, já do lado de fora, com a imponência do edifício de estilo modernista. Construído em camadas de tijolos avermelhados e com uma enorme torre cilíndrica de pedra branca e preta, que permite a entrada de luz, o prédio tornou-se um ícone mundial, atraindo centenas de turistas que desembarcam todos os dias na cidade.

Nos seus imponentes sete pisos, o museu suscita longas horas de fruição por entre os caminhos de múltiplas propostas artísticas. O próprio edifício é, em si mesmo, fonte de permanentes surpresas pelas soluções arquitetônicas encontradas. Com tanto para ver no interior, torna-se fascinante o convite implícito às ocasionais escapatórias para os terraços adjacentes a várias galerias. Para lá de conseguirem construir fundamentais momentos de descompressão, fomentam o encontro com um sem fim de esculturas de exteriores e proporcionam vistas únicas sobre a cidade.



No piso térreo encontram-se a loja, o Phyllis Wattis Theater, o café e o espaço para eventos.


Vista de terraço exterior com escultura.

No primeiro andar fica uma parte da área gratuita do museu onde é possível admirar  a gigante escultura em ferro de Richard Serra.


Escultura em ferro de Richar Serra.

O segundo andar reúne as exposições permanentes de pintura, escultura, arquitetura e desenho. O terceiro acolhe um fabuloso conjunto de obras fotográficas – o SFMOMA foi um dos primeiros museus a reconhecer a fotografia como arte – com trabalhos de Man Ray, Dorothea Lange, Robert Adams, Robert Rauschenberg, Sebastião Salgado e de muitos outros.



"Serra Pelada, Brasil" - 1990 - Sebastião Salgado

No quarto andar podem-se contemplar obras de artes midiáticas e exposições temporárias. No quinto andar, encontram-se trabalhos contemporâneos de pintura e escultura e o café - o "Café 5" - que  fica em um espaço com um jardim, algumas esculturas e mesas ao ar livre.

Atualmente estão em cartaz onze exposições, entre elas mostras de gravuras de Paul Klee e fotografias de Henri Cartier-Bresson.



"Rotes Haus" (Red House)" - 1929 - oil on canvas - Paul Klee

Ao completar 75 anos, o SFMOMA organizou uma série de exposições e eventos com uma programação que causou grande impacto em todos os museus no mundo. Entre elas “De Calder a Warhol: Apresentando a Coleção Fisher”, a exposição foi montada graças a parceria com a família Fisher. A mostra atraiu e impressionou os amantes da arte e o público em geral, até o último dia de exibição.


"Eighteen Numbered" - 1953 - Alexander Calder - The Doris and Donald Fisher Collection - SFMOMA - Calder Foundation - NY


Sobre Doris and Donald Fisher Collection


Composta por mais de 1.100 obras de artistas ícones do século XX, a Doris end Donald Fisher Collection (um casal de investidores e filantropos norte-americanos, criadores da marca de roupa Gap), é uma das maiores e mais importantes coleções privadas de arte do pós-guerra e contemporânea.  É uma das maiores coleções privadas do mundo e está cedida ao SFMOMA em regime de comodato. Da imensa coleção fazem parte grandes grupos de trabalhos de Alexandre Calder, Chuck Close, Anselm Kiefer, Roy Lichtenstein, Agnes Martin, Gerhard Richter, Richard Serra e Andy Warhol. Para perceber a importância deste feito é preciso destacar que, até o momento, São Francisco só havia visto tantas obras reunidas de alguns destes artistas em mostras individuais.



"Figures with Sunset" - 1978 - Roy Lichtenstein

O SFMOMA foi fundado em 1935 por Grace McCann Morley, mas foi graças à generosidade do mecenas irlandês Albert M. de Bender, que viveu em São Francisco entre as décadas de 1920 e 1930, que se iniciou o núcleo da coleção permanente. Bender doou, de início, 36 obras, incluindo o importante “Carregador de flores” (1935), de Diego Rivera, em mais 1.100 objetos e, antes de morrer, em 1941, formou um fundo para aquisição de novas obras.



"The Flower Carrier" - 1935 - oil and tempera on Masonite (madeira) - Diego Rivera - Collection SFMOMA - Albert M. Bender

Atualmente, os artistas mais importantes da vertente moderna têm trabalhos no museu, como Ansel Adams, Salvador Dalí, Eva Hesse, Frida Khalo, Henri Matisse e Pablo Picasso, formando um acervo de 26 mil obras.



"Frieda and Diego Rivera" - 1931- oil on canvas - Frida Kahlo - Collection SFMOMA - Albert M. Bender

São Francisco, que sempre inspirou autores e cineastas, foi o coração da contracultura na década de 1960 e o SFMOMA, fazendo jus à missão de “abraçar o novo”, assumiu o desafio de encorajar estas manifestações de estilos libertários, abrindo as portas para o movimento cultural conhecido como underground. Atualmente, este esforço se reflete nas exposições de trabalhos artísticos desenvolvidos tanto em nível regional, nacional e internacional.



Claudy Jongstra - on art and sustainability

Nossa missão SFMOMA é dedicada a tornar a arte de nosso tempo uma parte vital e significativa da vida pública. A proposta é apresentar coleções incomparáveis​​, criar exposições diferenciadas e desenvolver programas públicos. Em todos estes esforços, ele é guiados pelo compromisso permanente para fomentar a criatividade e abraçar novas formas de ver o mundo . 


Vista de terraço exterior com esculturas









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