Mais tarde, a Tate Gallery, começou a expor também obras antigas e, para separá-las das obras contemporâneas a Tate Gallery foi então dividida. A que foi construída em Millbank foi rebatizada como Tate Britain.
Dentre os artistas que estão representados com suas obras e pinturas no Museu Tate Modern estão Picasso, Braque, Matisse, Chirico, Bacon, Alexander Clader, Salvador Dalí, entre muitos outros artistas do século XX.
"L’art de la poésie" - (Arte poética) - 1960 - Chirico.
"Três estudos para uma crucificação" - 1962 - Francis Bacon.
Desde sua abertura, em 12 de maio de 2000, o museu promove importantes mostras temporárias de arte moderna e contemporânea. Tornou-se a terceira maior atração londrina e o mais popular museu de arte moderna e contemporânea do mundo. Sua presença revitalizou completamente a margem Sul do rio Tâmisa. A área, que antes era esquecida, é agora uma das mais visitadas de Londres. A icônica construção industrial, uma antiga usina, acaba de ganhar um outro componente, uma segunda chaminé gigante, porém em forma de pirâmide retorcida. O Tate abriu as portas de um novo prédio que transformou radicalmente suas galerias e modificou também o lado cultural de uma cidade em metamorfose constante.
O Tate Modern tem no acervo obras datadas de 1900 até os dias atuais. A coleção permanente é exposta em três andares e cada ala tem como foco momentos importantes da história da arte do século XX, como o surrealismo, minimalismo, a abstração do pós-guerra na Europa e nos EUA, e os três movimentos interligados: cubismo, futurismo e vorticismo (movimento britânico da pintura do início do século XX).
"La Llorona" - 1937 - Pablo Picasso.
O museu tem como atrativo o Tate Modern Restaurant, localizado no último andar do prédio, onde, de seu terraço, é possível apreciar a maravilhosa vista da cidade e da enorme cúpula da St. Paul´s Cathedral.
Exposições atuais
Bhupen Khakhar: Você não pode agradar a todos
Reconhecido por seu estilo figurativo, único e observações incisivas de classe e sexualidade, Bhupen Khakhar (1934-2003) desempenhou um papel central na arte indiana moderna e foi uma das figuras internacionais mais importante na pintura do século XX. A exposição apresenta obras vivas sobre tela, pinturas luminosas, aquarelas e cerâmicas experimentais.
Georgia O'Keeffe
Georgia O'Keeffe é conhecida por suas pinturas de flores ampliadas, crânios de animais e paisagens do deserto do Novo México. Esta exposição reúne alguns de seus trabalhos mais importantes, incluindo "Erva Daninha" e "Flor Branca n. 1" de 1932, o quadro mais caro de uma artista feminina já vendido em leilão.
"Papoulas orientais" - 1927 - Georgia O'Keeffe - Frederick R. Weisman Art Museum - University of Minnesota, Minneapolis .
Fazendo a sua estreia em 1916, O'Keeffe foi imediatamente reconhecida como uma artista pioneira na arte do século XX, e o seu legado como um ícone da arte americana é amplamente reconhecido. Esta é uma rara oportunidade de ver, fora dos EAU, a beleza das notáveis obras de O'Keeffe das coleções públicas no Reino Unido .
"Os homens me colocaram para baixo como a melhor pintora mulher ... Eu acho que sou uma das melhores pintoras".
Georgia O'Keeffe
www.tate.org.uk
Nenhum comentário:
Postar um comentário