Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

23 de setembro de 2015

PRINCIPAIS OBRAS DE PABLO PICASSO



Principais Obras de Pablo Picasso

Pablo Picasso - Málaga, (1881-1973) é conhecido como um dos maiores pintores do século XX. Desenvolveu também a escultura o desenho e a poesia. Seu nome completo é Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso.

Reconhecido mundialmente por sua versatilidade, criou milhares de trabalhos de todos os tipos de materiais. Além disso, é lembrado, ao lado de Georges Braque, como co-fundador do Cubismo.


Algumas de suas principais obras são:


"As Senhoritas de Avignon" - 1907

"As Senhoritas de Avignon", levou nove meses para ser feita, vindo a se tornar uma das obras responsáveis por revolucionar a história da arte, formando a base para o cubismo e a pintura abstrata. Ela é o marco, portanto, do início dos experimentos com a linguagem cubista. Incompreendida até mesmo pelos seus amigos que não aprovaram seu estilo, onde corpos e fundos transformam-se em formas geométricas. O primeiro título que o quadro recebeu foi "Bordel Filosófico".

A obra incomodou colegas de Picasso e críticos de arte, porque o artista fez desmoronar toda a tradição pictórica ocidental, reinventando uma nova maneira de pintar. Abriu mão da luz e da atmosfera em troca da clareza da forma, assim como baniu tudo que era irreal, indefinido ou vago.
Estão presentes cinco personagens na composição, todas nuas, com seus corpos cinzelados rudimentarmente e com seus rostos esquemáticos. A cena tem como inspiração o interior de um bordel da rua Avignon, na cidade de Barcelona, local bem conhecido do pintor e de seus amigos. Os corpos apresentam linhas irregulares e quebradas. São figuras dessemelhantes, só tendo em comum a nudez. Suas formas são definidas por contornos.
 


"Guernica" - 1937

Outra obra de muita importância do artista e a mais divulgada é "Guernica", uma vila de mais ou menos 6 mil habitantes situada na região norte da Espanha, em uma das províncias do País Basco. Durante a Idade Média, a vila ficou conhecida por ser local de reunião das Juntas Gerais, o conselho político de Biscaia

Radicado na França, Pablo Picasso teve a ideia de retratar o ataque. O pintor havia recebido um pedido do governo republicano espanhol para produzir um quadro que comporia o pavilhão espanhol na Exposição Internacional de Paris de 1937. Medindo 350 por 782 cm, a tela foi pintada a óleo e é a representação do
bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães, apoiando o ditador Francisco Franco
Picasso fez uso das cores preto e branco, algo que demonstrava o sentimento de repúdio do artista ao fato. Claramente em estilo cubista, o artista retrata pessoas, animais e edifícios atingidos pelo intenso bombardeio da força aérea alemã.

Atualmente está no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, em Madrid na Espanha.


"Evocação - O funeral de Casagemas" - 1901

"Evocação - O funeral de Casagemas" é uma importante
pintura, óleo sobre tela, com as medidas de 150 x 90 cm, datada de 1901. A fama súbita desta obra deve-se, em parte, ao facto de ter sido a primeira do "Período Azul" do artista, que perdurou de 1901 a 1906. O tema que desencadeou a pintura célebre foi a morte de um dos melhores amigos de Picasso, Carlos Casagemas.

Casagemas, após tentar assassinar a sua amante Germaine, uma dançarina do
Moulin Rouge, que frequentava o círculo de artistas espanhóis em que se movimentavam, suicidou-se em Paris. Picasso, motivado e sensibilizado pela morte do seu amigo, pintou um quadro que nomeou "A morte de Casagemas". A divisão do espaço do quadro em duas partes, terra e céu, corpo e espírito, lembra a do "Enterro do conde de Orgaz", de El Greco.

Atualmente a obra
está exposta no Musée d’Art Moderne de La Ville de Paris, em Paris.



 
"O velho guitarrista cego" - 1903

Esta é uma das famosa obras da Fase Azul do pintor. Não só nas cores, mas os temas melancólicos nos trazem a sensação de solidão, reflexão, como se o velho estivesse sozinho em uma noite, tocando o seu violão e apenas apreciando o som como uma forma de relaxar/descansar. A deformação das mãos é uma das principais características que mostram a influência de El Grego.

“O Old Guitarist” (O velho guitarrista cego), foi tragicamente desencadeada pelo suicídio de um amigo próximo de Picasso com apenas 20 anos de idade na época. As obras de arte período azul de Picasso são um retrato impressionante de emoções complexas, utilizando uma paleta limitada de azuis e verdes escuros.


Dizem que o guitarrista cego é uma visão que Picasso faz de si mesmo e que a posição do mendigo inclinada para frente é como se ele, Picasso, estivesse à procura de inspiração para sua arte.


Datada de 1903, a obra mede 121,3 cm x 82,5 cm e encontra-se no Instituto de Arte de Chicago.

"Mulher sentada" - 1949
"Mulher sentada" é uma homenagem de Picasso a Françoise Gilot, que à época estava grávida de sua filha, Paloma. Françoise Gilot tinha 21 anos quando conheceu Picasso (então com de 61 anos) num restaurante, no Verão de 1943. Françoise e Picasso nunca se casaram tendo dois filhos: Claude, nascido em 1947 e Paloma, em 1949.
Em 2012 foi vendida, em leilão da Casa Christie's de Londres, por cerca de R$ 28 milhões (8,5 milhões de libras), superando a estimativa de 7,5 milhões de libras. A obra, que pertencia a uma coleção privada da Califórnia, permanecerá nos Estados Unidos. 
 
"Dora Maar com gato" - 1941

Este é um ótimo exemplo de obra cubista, que retrata a mais famosa amante e a grande musa inspiradora do artista, Dora Maar sentada numa cadeira, com grandes unhas azuis (associadas ás unhas dos gatos), com um gato pequeno no seu ombro. O luminoso quadro foi pintado em 1941 na França, no início da Segunda Guerra Mundial, uma época em que poucos casais conseguiam manter o climax que Picasso e Dora Maar mantinham. Especialistas dizem que o gato representa o controle de Picasso sobre a sua musa, uma vez que Dora não gostava de gatos.

A obra foi tão importante para Picasso que dizem tê-lo ajudado a pintar Guernica.

"Dora Maar com gato" foi leiloada em maio de 2006 por US$ 95,2 milhões de dólares americanos, tornando-se uma das obras mais caras do mundo 
e a segunda mais cara vendida em um leilão. O seu valor de compra somente fica atrás de Garçon à la pipe (Rapaz com Cachimbo), também de Picasso.




"Rapaz com cachimbo" - 1905

"Rapaz com cachimbo"
, é um óleo sobre tela, pintado em Montmartre, França, retrata um jovem rapaz francês com um cachimbo na mão esquerda e uma coroa de rosas na cabeça.

Picasso pintou o famoso quadro com 24 anos, durante o seu
Período Rosa. Esse período corresponde a uma fase na carreira do pintor, que teve inicio em 1904 e durou até 1906, na qual Picasso utilizava essencialmente os tons rosas, vermelhos e laranja nas suas obras.

A roupa que o Menino veste é azul, o que além de seriedade e certa melancolia, também é simbolo de nobresa e feminilidade. O azul por sí já é uma cor sobrea e calmante, o que seviu para enfatizar a expressão do garoto. Trata-se de um retrato de Fernade Olivier, de quem se suspeita ter sido um dos primeiros amantes do artista. O cachimbo que o modelo segura faz referência direta ao uso de entorpecentes. O fundo em vermelho amarronzado é ideal para equilibrar visualmente a tela. As flores ao fundo (do que se suspeita ser uma cortina) e na cabeça do menino, acentuam a feminilidade e da delicadeza da imagem. O vermelho tem a intensão de trazer vivacidade à tela.

A obra passou a ser bastante famosa depois de ter sido leiloada na Sotheby's, com sede em Londres, onde atingiu o valor de U$ 104,1 milhões de dólares. Hoje é a nona pintura mais cara do mundo.

Aos 87 anos, o artista ainda tem vigor suficiente para resgatar o estilo de sua juventude. Com fôlego invejável, ele produz em sete meses 347 gravuras, retomando temas como os do circo, das touradas, do teatro, do erotismo. Alguns anos depois, após uma cirurgia da próstata e da vesícula, com a visão imperfeita, Picasso encerra sua produção artística. Seus 90 anos são comemorados com uma exposição especial no Museu do Louvre, assim o artista em tudo pioneiro também nesse momento realiza um feito inédito – torna-se primeiro artista vivo a expor suas obras na grande galeria deste famoso Museu.

Assista ao vídeo






 

3 comentários: