Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

26 de agosto de 2015

"Retratos de artistas e amigos" por John Singer Sargent no MET



Portraits of Artists & Friends by John Singer Sargent - The Metropilitan Museum of Art - MET

Ao longo de sua carreira, o pintor americano John Singer Sargent (1856-1925), pintou retratos excepcionais de artistas, escritores, atores, dançarinos e músicos, muitos dos quais eram seus amigos próximos. Esses retratos revelam o lado íntimo, espirituoso e espontâneo, diferente de um retrato formal. Para a criação das obras Sargent fazia um profundo estudo dos personagens, contendo registros de relacionamentos, influências, aspirações.
 


"Auto-Retrato" - óleo s. canvas - 1886 - John Singer Sargent

"Retratos de Artistas e Amigos" reúne noventa e duas pinturas e desenhos de pessoas do círculo artístico de Sargent. Os personagens vistos através dos olhos do artista representam uma gama de figuras de destaque nas artes criativas da época, tais como Claude Monet, Auguste Rodin, os escritores Robert Louis Stevenson e Henry James, o ator Ellen Terry, entre outros.
 
 
"Claude Monet in his Bateau-Atelier" - óleo s. canvas - 1887 - John Singer Sargent
 

 
"Henry James" - óleo s. canvas - 1913 - John Singer Sargent 

A exposição apresenta alguns dos mais célebres retratos de Sargent como o " Dr. Pozzi em casa" (Hammer Museum), pinturas deslumbrantes criadas na zona rural italiana como "Grupo com guarda-sóis"  ou "Siesta", coleção particular, e aquarelas brilhantes "No Generalife" (The Metropolitan Museum of Art), e o retrato de seu amigo íntimo "Vernon Lee" (Tate).
 

 
"Dr. Pozzi at Home" -  óleo s. canvas - 1881 - John Singer Sargent



"Siesta" - aquarela - 1907 - John Singer Sargent

A exposição explora as amizades entre Sargent e seus modelos artísticos, bem como a importância destas relações para sua vida e arte.
 

 
"Pailleron Crianças" - óleo s. canvas - 1880 - John Singer Sargent
 
Organizada pela National Portrait Gallery, Londres, em colaboração com o Museu Metropolitano de Arte.
 



Sobre Madame X 
 
"Madame X". Ícone da coleção do Met.
 
 
"Madame X" (Madame Pierre Gautreau) -  óleo s. canvas - 1883 - John Singer Sargent
 
Os visitantes reúnem-se para refletir sobre o glamour excêntrico deste retrato corajoso que caracteriza a esposa americana de um banqueiro francês. Madame X é vista também em outros retratos da alta sociedade elegante.  

Inicialmente, em 2013, "Madame X", não foi incluída na exposição "Retratos de artistas e amigos" de Sargent no MET, por não fazer parte do tema, (não era artista  e nem amiga), ela não se encaixava nos parâmetros originais da exposição. Na última primavera em Londres, o assunto foi repensado, a obra foi aceita e passou a fazer parte da exposição. 
 


"Madame X" (Madame Pierre Gautreau) - grafite s. papel off-white - 1883 - John Singer Sargent
 
Ao longo de seus primeiros anos em Paris, Sargent construiu sua reputação, convencendo amigos e membros notáveis ​​da sociedade da moda para posar para ele e, em seguida, exibindo essas obras no Salão de Paris. Este é o caso de "Madame X", seu mais famoso retrato.

Virginie Gautreau Avegno (1859-1915), expatriada de Louisiana, casada com um banqueiro francês. Era uma figura familiar na sociedade parisiense, conhecida por sua aparência astuta, acentuada com cosméticos e roupas dramáticas. O ambicioso jovem Sargent era fascinado por ela e se comprometeu a retratá-la, na esperança de melhorar sua reputação. 


 
"Madame X" (Madame Pierre Gautreau) - 1885 - John Singer Sargent em seu estúdio em Paris

A pintura foi um sucesso escandaloso no Salão de Paris em 1884. Os espectadores e os críticos acharam o retrato ofensivo, feio, e excêntrico, Gautreau (Madame X) e sua mãe imploraram para Sargent remover a pintura da exposição. O artista, ambicioso que era, declarou que só tinha pintado Gautreau como ela era.
 
Após a exposição, Sargent repintou a alça do vestido de Gautreau na posição vertical, e uma vez que não foi um trabalho encomendado, ele manteve a imagem consigo e passou a exibi-la com orgulho em seu estúdio.
 
Quando ele vendeu a pintura para o MET, após a morte do Gautreau, em 1916, ele declarou. " Foi a melhor coisa que fiz".
 
 
"Uma rajada de vento" - óleo s. canvas - 1883 - John Singer Sargent


 
"Ramón Subercaseaux em uma gôndola" - óleo s. tela - 1880 - John Singer Sargent
 
 
Serviço
 
"Portraits of Artists & Friends" by John Singer Sargent 

Onde: The Metropolitan Museum of Art - MET - 1000 Fifth Avenue (at 82nd Street), New York, NY 10028 - www.metmuseum.org
 
Quando: Até 4/10

Quanto: Adulto U$25 - Idosos (65) U$17 - Estudantes U$12 - Até 12 anos entrada gratuíta
 
 
Assista ao vídeo para conhecer mais obras do artista.









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário