Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

8 de outubro de 2013

Escultura em argila e todo o seu processo - Peças de Aline Hannun



Gamela moldada manualmente, feita com dois tipos de argila e encerada - Aline Hannun

A modelagem em argila
O processo de modelagem é feito através da adição de material que vai sendo trabalhado para se chegar à forma desejada pelo escultor, sendo um processo totalmente diferente da técnica do entalhe da madeira ou do lavrado da pedra, onde o escultor subtrai material do bloco compacto até atingir a forma.

Sendo um elemento fácilmente encontrado, macio e de fácil manuseio, a argila, desde o início da história da escultura, é utilizada para a modelagem. Ela precisa estar úmida para poder ser trabalhada pelo escultor. De acordo com o resultado final desejado pelo artista, a argila deverá ter características e preparo adequado. Por exemplo: se o resultado final da peça for em cerâmica, a argila deve ser apropriada e preparada de maneira adequadamente, amassando-se bem para que não fiquem bolhas em seu interior.
No mercado existem diversos tipos de argilas cerâmicas cada uma com uma característica diferente: terracota, argila marfim, creme, branca, tabaco, paper clay, etc.



Blocos de argila em diferentes cores

Quando a escultura final for em outro material - bronze, resina, gesso ou outros - a argila deve ser de boa maleabilidade mas não necessita de tantos cuidados quanto na cerâmica. Nesse caso, a peça é modelada em argila e a partir desse modelo é feito um molde que irá reproduzi-lo em outro material, esse molde pode ser de gesso, silicone, resina com fibra de vidro, etc. Em alguns casos a escultura vai precisar de uma estrutura para melhor sustentá-la durante a modelagem, sendo utilizados como estrutura: madeira, arame, tela galvanizada e outros.
Telhas servindo de suporte para a modelagem
Tratamento Térmico


O processamento térmico é de fundamental importância para obtenção dos produtos cerâmicos, pois dele dependem o desenvolvimento das propriedades finais destes produtos. Esse tratamento compreende as etapas de secagem e queima.

Secagem

Após a etapa de formação, as peças em geral continuam a conter água, proveniente da preparação da massa. Para evitar tensões e, consequentemente, defeitos nas peças, é necessário eliminar essa água, de forma lenta e gradual, em secadores intermitentes ou contínuos, a temperaturas variáveis entre 50 ºC e 150 ºC.

Peça seca e pronta para a queima - Aline Hannun
Queima

Nessa operação, conhecida também por sinterização, os produtos adquirem suas propriedades finais. As peças, após secagem, são submetidas a um tratamento térmico a temperaturas elevadas, que para a maioria dos produtos situa-se entre 800 ºC a 1700 ºC, em fornos contínuos ou intermitentes que operam em três fases:
- aquecimento da temperatura ambiente até a temperatura desejada;
- patamar durante certo tempo na temperatura especificada;
- resfriamento até temperaturas inferiores a 200 ºC.

O ciclo de queima compreendendo as três fases, dependendo do tipo de produto, pode variar de alguns minutos até vários dias.

Durante esse tratamento ocorre uma série de transformações em função dos componentes da massa, tais como: perda de massa, desenvolvimento de novas fases cristalinas, formação de fase vítrea e a soldagem dos grãos. Portanto, em função do tratamento térmico e das características das diferentes matérias-primas são obtidos produtos para as mais diversas aplicações.

Acabamento

Normalmente, a maioria dos produtos cerâmicos é retirada dos fornos, inspecionada e remetida ao consumo. Alguns produtos, no entanto, requerem processamento adicional para atender a algumas características, não possíveis de serem obtidas durante o processo de fabricação. O processamento pós-queima recebe o nome genérico de acabamento e pode incluir polimento, corte, furação, entre outros.


Pia para varanda Shiva em cerâmica terracota com aplicação de pedras e acabamento em verniz - Aline Hannun
Esmaltação e Decoração
Muitos produtos cerâmicos, materiais de revestimento, recebem uma camada fina e contínua de esmalte ou vidrado, que após a queima adquire o aspecto vítreo. Esta camada vítrea contribui para os aspectos estéticos e higiênicos.

Muitos materiais também são submetidos a decoração, a qual pode ser feita por diversos métodos, como serigrafia, decalcomania, pincel e outros. Neste caso são utilizadas tintas que adquirem suas características finais após a queima das peças.
O processo é bem trabalhoso e demorado, mas resultado é compensador.
Vejam algumas esculturas que fiz tendo como base a cerâmica e como complemento usei madeiras e bronze. 

 
Palhaço Damião, corpo em cerâmica esmaltada e encerada, chapéu, cabeça e pés em bronze.



Palhaço Picasso - releitura do Palhaço Damião - chapéu, pés e cabeça em cerâmica esmaltada e encerada, corpo em bronze e suporte em madeira reciclada.
Agradecimento
Sem os ensinamentos, o apoio e o conhecimento da minha mestra, ceramista e amiga Dalila Nascimento e sem a minha determinação à qual ela sempre me estimulou, nada do que aprendi e produzi  seria possível fazer.
Obrigada mestra querida

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