Processo de reciclagem
Reciclar a madeira e transformá-la em outro material não uma tarefa muito fácil. O primeiro passo é depois de recolhidas, as madeiras seguem de maneira direta às serralherias e na sequência, para indústrias responsáveis por aplicar o processo de industrialização no sentido de transformar os resíduos em outros produtos que podem ser comercializados ao mercado com menor prejuízo ao meio ambiente.
Interessante notar que a reciclagem de madeira aproveita de maneira principal a madeira que existe nas construções. O reuso da madeira deve ter processos para separar e triturar os materiais no sentido da retirada das impurezas e dos metais, tais como pregos ou fitas metálicas, etc....
Depois que a madeira é triturara acaba por ser enviada para a fabricação de placas aglomeradas que são utilizadas por indústrias de móveis, fabricantes das caixas, embalagens e muitos outros itens. Pode também ser encaminhada ao aquecimento em fornos e caldeiras, para a fabricação de papéis e celulose.
O mais interessante é que a maioria apropria-se da condição de “lixo” desses materiais – seja como memória do que foram um dia, ou pelo próprio fato de serem descartados, e, portanto, libertados de sua condição anterior.
O artista japonês Haroshi empilha antigos skates para criar esculturas tridimensionais impressionantes, nas quais é possível notar as camadas coloridas sobressaindo-se. Ás vezes, ele altera a forma que empilha as pranchas, criando novos padrões coloridos.
Paul Villinski
Paul Villinski, de Nova York, usa materiais descartados para criar figuras que evocam a liberdade. Com pares de luvas usados, cria belas asas, e com o que sobra das latinhas de cerveja, faz borboletas - segundo ele, a transformação do lixo em arte é uma forma própria de meditação.
Uma de suas esculturas mais curiosas foi feita com geléia e manteiga de amendoim, retratando uma obra muito conhecida de Leonardo da Vinci, Mona Lisa.
Conversa informal
Tela 2 - Porta de armário de madeira e tecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário