Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

30 de agosto de 2013

Reciclagem de madeira e as artes plásticas



Processo de reciclagem

Reciclar a madeira e transformá-la em outro material não uma tarefa muito fácil. O primeiro passo é depois de recolhidas, as madeiras seguem de maneira direta às serralherias e na sequência, para indústrias responsáveis por aplicar o processo de industrialização no sentido de transformar os resíduos em outros produtos que podem ser comercializados ao mercado com menor prejuízo ao meio ambiente.

Interessante notar que a reciclagem de madeira aproveita de maneira principal a madeira que existe nas construções. O reuso da madeira deve ter processos para separar e triturar os materiais no sentido da retirada das impurezas e dos metais, tais como pregos ou fitas metálicas, etc....

Depois que a madeira é triturara acaba por ser enviada para a fabricação de placas aglomeradas que são utilizadas por indústrias de móveis, fabricantes das caixas, embalagens e muitos outros itens. Pode também ser encaminhada ao aquecimento em fornos e caldeiras, para a fabricação de papéis e celulose.
 
Madeiras recicladas podem ser usadas de múltiplas formas. Lascas de madeiras adicionadas com serragem moídas podem ser usadas para fertilizantes a certos tipos de espécies.
 
Outro tipo de reciclagem pode ser feita para uso doméstico na fabricação de caixas, ou mesmo restauração feita por profissionais especializados que podem tornar a peça valiosa nos aspectos sentimentais e mercadológicos, sem contar o fato de estender o prazo de validade de vida útil.
 

 
A madeira reciclada nas artes plásticas.
 
Existem muitos artistas, brasileiros e estrangeiros, que fazem excelente uso de lixo, transformando objetos descartados em obras de arte expressivas.

O mais interessante é que a maioria apropria-se da condição de “lixo” desses materiais – seja como memória do que foram um dia, ou pelo próprio fato de serem descartados, e, portanto, libertados de sua condição anterior. 
Conheçam alguns artistas que reutilizam e reciclam materiais, fazendo obras de arte impressionantes.
 
Haroshi

O artista japonês Haroshi empilha antigos skates para criar esculturas tridimensionais impressionantes, nas quais é possível notar as camadas coloridas sobressaindo-se. Ás vezes, ele altera a forma que empilha as pranchas, criando novos padrões coloridos.
 

 
Jaime Prades
  
O artista brasileiro faz um lindo trabalho, "Natureza Humana". A partir de pedaços de madeira recolhidos nas ruas, evocam a memória e o renascimento. A árvore, que virou móvel, que virou lixo , que virou árvore.
 
 


Paul Villinski

Paul Villinski, de Nova York, usa materiais descartados para criar figuras que evocam a liberdade. Com pares de luvas usados, cria belas asas, e com o que sobra das latinhas de cerveja, faz borboletas - segundo ele, a transformação do lixo em arte é uma forma própria de meditação.
 

 
Vik Muniz
 
Não podemos esquecer do famoso Vik Muniz, é um artista plástico brasileiro radicado em Nova York, que faz experimentos com novas mídias e materiais.

Uma de suas esculturas mais curiosas foi feita com geléia e manteiga de amendoim, retratando uma obra muito conhecida de Leonardo da Vinci, Mona Lisa.
 


Conversa informal
 
Como artista plástica e cidadã, preocupada com o meio ambiente e com os danos que causamos ao do nosso planeta, procuro dar a minha contribuição e exemplo através da minha arte. Pintei uma série e quadros todos em portas de velhos armários de cozinha que resgatei em uma reforma.
 
Posso garantir que foi um trabalho prazeroso, gratificante e muito elogiado pela minha atitude e por sua beleza.
 
A série chama-se "Natureza Viva"
 
 
Tela 1 - Porta de armário de madeira, casca de árvore e tecido.




Tela 2 - Porta de armário de madeira e tecido.
 
 
 
Tela 3 - Porta de armário de madeira , casca de árvore e tecido.
 
 
 
Tela 4 - Porta de armário de madeira, papel de seda e barbante.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 



 

 

 
 



 



Nenhum comentário:

Postar um comentário