Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

5 de outubro de 2016

Museu Rodin - Um dos museus mais charmosos de Paris



O Museu Rodin é um dos mais charmosos museus de Paris. Instalado em um lindo prédio conhecido como Hôtel Biron.

O museu abriga 6.600 esculturas de diversos materiais, como pinturas, rascunhos e fotografias, todos assinados por Auguste Rodin ou relacionados ao gênio de alguma forma.

Inaugurado em 1919, o museu possui o maior acervo do artista. São aproximadamente 300 obras doadas pelo artista ao Estado francês. Além dos trabalhos de Rodin, obras de Camille Claudel também fazem parte do acervo.



"Camille Claudel" - por Camille Claudel

O acervo está hospedado no Hôtel Biron, antiga residência e oficina de Auguste Rodin, um château do século XVIII cujo bem cuidado jardim serve de cenário perfeito para contemplar suas obras. Nada mais apropriado do que refletir, calmamente e em silêncio, diante de "O Pensador", que repousa nessa área agradável e sombreada. Outro destaque são "Portas do Inferno" e o erótico "O Beijo".



Jardim do Museu Rodin

O museu promove também exposições temporárias, incluindo mostras multimídia de arte contemporânea.

No Museu Rodin, muitas das esculturas estão expostas no grande jardim em meio ao ambiente natural. É um dos museus mais acessíveis de Paris. Está localizado perto de uma estação do metrô, Varenne, num bairro central. Atrás do edifício do museu existe um pequeno lago e um restaurante.


"O Pensador"

O museu tem também uma sala dedicada às obras de
Camille Claudel, algumas pinturas de Monet e das coleções pessoais de Rodin.



"Portas do Inferno"

Além do endereço em Paris, o antigo estúdio do artista em Meudon também foi transformado em museu. Conhecido como "Villa des Brillants", foi onde o artista produziu a maior parte das suas obras. Em 1900, 50 pessoas, entre assistentes e fundidores, trabalhavam no local. Além das obras, é possível conhecer também o estúdio e a casa do artista.


"O Beijo"


Obras de Rodin no Museu Meudon


Sobre Auguste Rodin

René François Auguste Rodin foi um importante escultor francês. Sua obra teve grande influência do impressionismo e do simbolismo. Nasceu em Paris em 1840 e faleceu na comuna francesa de Meudon, em 1917.


"Busto de Rodin" - 1900 - Camille Claudel

Desde criança Rodin demonstrou grande interesse por esculturas e aos 13 anos de idade entrou para uma academia de arte para aprender os princípios básicos das artes plásticas. Estudou também anatomia humana para utilizar os conhecimentos na elaboração de suas obras.

Em 1864, teve sua primeira obra “O homem de nariz quebrado” rejeitada pelo Salão de Paris. Os especialistas em arte do salão justificaram a rejeição afirmando que tratava-se de uma obra inacabada.




"O homem de nariz quebrado"

Em 1876 concluiu “A Idade do Bronze”. A obra causou polêmica, pois sua perfeição gerou comentários e críticas no meio artístico. Muitos afirmaram que Rodin teria usado um modelo vivo como molde.




"Idade do Bronze"
- 1876


Em 1878, obteve seu tão merecido reconhecimento artístico com a obra “São João Batista pregando”.




"São João Batista" - 1878

Este sucesso rendeu-lhe um importante trabalho: a encomenda para a criação de uma grande porta de bronze para o Museu de Artes decorativas de Paris. Conhecida como a “Porta do Inferno”, esta obra teve como tema passagens da obra “Divina Comédia” de Dante Alighieri. Infelizmente, após trabalhar vários anos nesta obra, Rodin faleceu deixando-a inacabada.

Na década de 1880, Rodin criou outras quatro grandes esculturas: “O pensador”, 1880, ”O beijo”, 1886, “Os cidadãos de Calais”, 1886, e “O filho pródigo”, 1889.




“Os burgueses de Calais”, 1886

Rodin é considerado pelos especialistas em artes plásticas, um dos mais importantes escultores em bronze de todos os tempos. Grande parte de suas obras estão expostas no Museu Rodin em Paris


Curiosidade

A obra de Rodin que alcançou maior valor de venda em um leilão foi "A eterna Primavera" (1901/02). A escultura em mármore foi vendida em maio de 2016 por US$ 20,41 milhões.



"A eterna primavera" - 1901/02


Serviço

Museu Rodin - 79, Rue de Varenne, Paris, 75007 - Telefone: +33 1 44 18 61 10 - Site: musee-rodin.fr


Rodin Meudon - 19, Avenue Auguste Rodin - 92190, Meudon


Assista ao vídeo











Nenhum comentário:

Postar um comentário