O museu abriga 6.600 esculturas de diversos materiais, como pinturas, rascunhos e fotografias, todos assinados por Auguste Rodin ou relacionados ao gênio de alguma forma.
Inaugurado em 1919, o museu possui o maior acervo do artista. São aproximadamente 300 obras doadas pelo artista ao Estado francês. Além dos trabalhos de Rodin, obras de Camille Claudel também fazem parte do acervo.
"Camille Claudel" - por Camille Claudel
O acervo está hospedado no Hôtel Biron, antiga residência e oficina de Auguste Rodin, um château do século XVIII cujo bem cuidado jardim serve de cenário perfeito para contemplar suas obras. Nada mais apropriado do que refletir, calmamente e em silêncio, diante de "O Pensador", que repousa nessa área agradável e sombreada. Outro destaque são "Portas do Inferno" e o erótico "O Beijo".
"O Pensador"
O museu tem também uma sala dedicada às obras de Camille Claudel, algumas pinturas de Monet e das coleções pessoais de Rodin.
Sobre Auguste Rodin
René François Auguste Rodin foi um importante escultor francês. Sua obra teve grande influência do impressionismo e do simbolismo. Nasceu em Paris em 1840 e faleceu na comuna francesa de Meudon, em 1917.
Em 1864, teve sua primeira obra “O homem de nariz quebrado” rejeitada pelo Salão de Paris. Os especialistas em arte do salão justificaram a rejeição afirmando que tratava-se de uma obra inacabada.
"O homem de nariz quebrado"
Em 1876 concluiu “A Idade do Bronze”. A obra causou polêmica, pois sua perfeição gerou comentários e críticas no meio artístico. Muitos afirmaram que Rodin teria usado um modelo vivo como molde.
"Idade do Bronze" - 1876
Em 1878, obteve seu tão merecido reconhecimento artístico com a obra “São João Batista pregando”.
"São João Batista" - 1878
Este sucesso rendeu-lhe um importante trabalho: a encomenda para a criação de uma grande porta de bronze para o Museu de Artes decorativas de Paris. Conhecida como a “Porta do Inferno”, esta obra teve como tema passagens da obra “Divina Comédia” de Dante Alighieri. Infelizmente, após trabalhar vários anos nesta obra, Rodin faleceu deixando-a inacabada.
Na década de 1880, Rodin criou outras quatro grandes esculturas: “O pensador”, 1880, ”O beijo”, 1886, “Os cidadãos de Calais”, 1886, e “O filho pródigo”, 1889.
“Os burgueses de Calais”, 1886
Rodin é considerado pelos especialistas em artes plásticas, um dos mais importantes escultores em bronze de todos os tempos. Grande parte de suas obras estão expostas no Museu Rodin em Paris
Curiosidade
A obra de Rodin que alcançou maior valor de venda em um leilão foi "A eterna Primavera" (1901/02). A escultura em mármore foi vendida em maio de 2016 por US$ 20,41 milhões.
Serviço
Museu Rodin - 79, Rue de Varenne, Paris, 75007 - Telefone: +33 1 44 18 61 10 - Site: musee-rodin.fr
Rodin Meudon - 19, Avenue Auguste Rodin - 92190, Meudon
Nenhum comentário:
Postar um comentário