O Guggenheim, na cidade de Nova Iorque, é mantido pela Fundação Guggenheim. Seu nome é em homenagem a Solomon Robert Guggenheim, grande magnata norte-americano, colecionador de arte, criador do museu e da fundação. Nascido na Filadélfia, estado da Pensilvânia, viveu entre o fim do século XIX e meados do século XX.
O museu foi fundado no ano de 1937 e mantido, na época, apenas pela fundação Guggenheim com o objetivo de levar ao público todos os conhecimentos sobre a arte moderna e difundi-la com mais intensidade.
Solomon decidiu organizar um acervo que abrigasse obras abstratas e que representassem uma realidade singular e, para isto, fora guiado pela artista Hilla Rebay. Inicialmente, o colecionador mantinha sua coleção particular na suíte do Hotel Plaza, de Nova York, onde vivia. As primeiras obras a fazerem parte desde acervo particular, que posteriormente se transformaria num grande museu, foram as de Kandinsky, Rudolf Bauer e László Moholy-Nagy.
Idealizado e criado por Salomon, na década de 1950, com projeto do arquiteto americano Frank Lloyd Wright, o museu, que já abrigava um imponente e variado acervo artístico sobre arte moderna, deveria transpor através de sua arquitetura todas as transformações pelas quais as artes, em especial a moderna, haviam passado nos últimos 200 anos.
Nos últimos anos de sua vida, Salomon Guggenheim dedicou-se, com exclusividade, a colecionar sua amada arte moderna.
As novas instalações foram entregues ao público em 1959, seis meses após a morte de Lloyd, que infelizmente não viu sua obra ser concluída.
O Guggenheim Museum está localizado em um dos mais importantes e charmosos endereços de Nova York, na 5ª. Avenida, esquina com a Rua 89, em frente ao Central Park.
Recentemente, numa política de expansão internacional, foram criados o Museu Guggenheim Bilbao (Espanha), o Guggenheim Hermitage Museum, em Las Vegas (EUA), o Deutsche Guggenheim, em Berlim (Alemanha) e a Coleção Peggy Guggenheim, em Veneza (Itália). Está prevista, ainda, a construção de um novo polo em Abu Dhabi (Emirados Árabes), que será o maior museu da fundação americana, projetado pelo arquiteto Frank Gehry.
O museu foi designado, em 2005, um edifício do Registro Nacional de Lugares Históricos e, em 2008, foi reconhecido oficialmente como um Marco Histórico Nacional .
Atual exposição no Solomon R. Guggenheim Museum
Mostra em NY revela trajetória do Futurismo Italiano.
Assista ao vídeo
Nenhum comentário:
Postar um comentário