Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

29 de abril de 2015

Música de pintura na idade de Caravaggio



Música de pintura na idade de Caravaggio

Esta exposição coloca em questão o que as pessoas "ouviram", quando olharam para pinturas de performances musicais de Caravaggio e seus contemporâneos? Não há dúvida que estas imagens tinham um componente aural intencional, bem como visual: música silenciosa é seu tema.
 
O período durante o qual as três pinturas em exibição na exposição - "Os músicos" de Caravaggio, "O alaúde jogador"  de Valentin de Boulogne e "Alegoria da música" de Laurent de La Hyre, quando criadas, testemunharam o nascimento da ópera e a promoção da voz solo interpretada por cantores profissionais, ao invés de amadores. Também testemunharam a criação de novos instrumentos que desafiaram a primazia do alaúde. A exposição mostra três pinturas com instrumentos musicais semelhantes aos descritos e um componente de áudio permite aos visitantes ouvir a música neles tocada. 

"Ouvindo pinturas" - Jayson Dobney, curador e administrador do departamento de Instrumentos Musicais do Metropolitan Museum of Art, NY
 


"Os músicos" - 1595 - óleo sobre tela -  92,1 x 118.4 cm - Caravaggio - Metropolitan Museum of Art, NY
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O Metropolitan Museum of Art possui grande variedade de artes visuais, convidando as pessoas a fazerem música. Estas imagens de músicos podem nos dizer muito sobre a vida musical no passado, mas o que exatamente foi a experiência dos espectadores contemporâneos quando viram estas obras? Certamente, familiaridade com os instrumentos descritos iria ter evocado música em suas mentes. Um exemplo moderno seria a utilização de uma guitarra em um anúncio de jeans azul e sua capacidade de trazer à mente uma balada de rock favorita.
 


"Alaúde" - Wendelin Tieffenbrucker - do final do século XVI - Museu Metropolitano de arte, NY. 


O instrumento mais proeminente nesta seleção de pinturas é o Alaúde. Considerado como o instrumento mais popular na Europa durante centenas de anos, o instrumento e original do Oriente Médio e apresentado ao público europeu no oitavo ou nono século.


Originalmente, o alaúde foi feito para tocar as cordas com uma palheta, mas no século XV, os tocadores do alaúde começaram a usar os dedos - como pode ser visto nas pinturas nesta galeria - que permitiu que aos tocadores executarem a música complexa, com várias partes. O instrumento tinha quatro ou cinco cursos de cordas de tripa, dobradas com duas cordas por nota, sintonizadas em oitavas ou em uníssono, que previa um som mais alto, mais ressonante. Mais cordas foram adicionadas mais tarde, e por volta do século XVI, o alaúde foi um proeminente instrumento solo.
 
O século XVII trouxe grandes mudanças nos estilos musicais, com cantores e violinistas. O alaúde passou a integrar o grupo de baixo contínuo - a linha de baixos e harmonias tonais para acompanhar solistas. Muitos  alaúdes foram adaptados para o novo estilo musical, como o belo alaúde retratado por Wendelin Tieffenbrucker de Pádua.
  


"Alegoria da música" - 1649 - Laurent de La Hyre - óleo sobre tela - 105.7 x 144.1 cm -  Metropolitan Museum of Art, NY.

Por volta de 1585, uma versão extremamente longo pescoço do baixo (grande Lira), apareceu em Florença. Na "Alegoria da música", a figura é vista fazendo a afinação do instrumento. O Museu tem um exemplo extraordinário feito em 1725 por David Tecchler que é conhecido como um archlute (instrumento de corda) romano. Esta instalação é uma rara oportunidade de ver a pintura e o archlute juntos, um emparelhamento que melhora muito o nosso entendimento de ambas as obras de arte. 

 


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Archlute" - 1725 - Roma, Itália - ébano, marfim, carapaça de tartaruga, madrepérola e vários outros materiais - O Metropolitan Museum of Art, NY.



"Alaúde" - Wendelin Tieffenbrucker - Atribuído a Wendelin Tieffenbrucker 



Cornett - Século 17


Serviço


Exposição "Música de pintura na idade de Caravaggio"

Quando: Até 5 de abril de 2015

Onde: Edifício principal, 1000 Fifth Avenue (na rua 82), New York, NY
 
 
 





 
 
 
 

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