Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

6 de maio de 2015

Antoni Gaudí e o Modernismo Catalão


Casa Batllò (detalhe interno) - Barcelona

Antoni Gaudí, foi um arquiteto contemporâneo, com projetos marcantes que não podem ser rotulados ou enquadrados nos limites estreitos das ‘escolas’ arquitetônicas. Suas obras, que indiscutivelmente representam o mais importante conjunto de contribuições para a difusão do modernismo catalão, somente de forma demasiadamente reducionista podem ser consideradas como restritas a essa manifestação.

Sobre sua obra
A obra de Gaudí está impregnada pelo marcante desenvolvimento que acontecia na região de Barcelona, uma das primeiras a adotar os novos paradigmas que definiram a ‘Revolução Industrial’. Em virtude desse processo de industrialização intensiva e consequente enriquecimento, consolidado na segunda metade do Século XIX, assistiu-se à elevação dessa cidade à condição de um importante polo econômico e cultural da Europa.

Gaudí, como estudante de Arquitetura, vivenciou o ambiente da reforma urbana, cujos resultados são significativos até os dias atuais e visíveis na quantidade e qualidade dos edifícios, que ostentam riqueza e ousadia. Esse fato, repercute até hoje, marcando presença nas ruas que receberam nomes de arquitetos, pintores, músicos, poetas e filósofos importantes para a região. É nesse cenário fértil que floresceram as obras de Gaudí e seus contemporâneos.


Residência de Gaudí - Barcelona


O Conde Eusebi Güell, mecenas, foi de fundamental importância para dar visibilidade ao trabalho de Gaudí, pois criou condições para que fosse realizada a maior parte de suas obras que marcaram a arquitetura européia e mundial. Foi essencial para que as primeiras manifestações do talento e genialidade desse arquiteto florescecem, para depois ser reconhecido e prestigiado internacionalmente.

Sobre as formas curvas

Gaudí sempre rejeitou a dureza das linhas retas e a rigidez das formas ortogonais. Sendo um homem místico e de arraigadas convicções religiosas, atribuiu às formas curvas da natureza um sentido de divindade. A originalidade de sua obra consistia em voltar às origens que, para ele, era a Natureza como criação divina.

Sua maior ousadia foi, principalmente, na forma ambígua e atrevida de estabelecer um intenso diálogo entre ‘código formal’ e soluções ‘estruturais’. Na aparência lúdica, que muitas vezes se aproxima do onírico, está registrada a rígida coerência e o rigor técnico que adotado para as soluções estruturais, que conseguia construindo maquetes - para estudar as idéias a serem executadas.

Casa Batllò - Barcelona

Como arquiteto, Gaudí pode ser considerado à frente de seus contemporâneos pelo arrojo das soluções e a ousadia em inovar no uso das técnicas e dos materiais conhecidos. Ou seja, a coragem de dar asas à imaginação para ‘concretizar o sonho’.

Tanto assim que ao passar por Barcelona, em 1928, Le Corbusier surpreende-se com a criatividade da cobertura do pequeno edifício da Escola construída junto ao templo da Sagrada Família, fazendo um desenho em sua caderneta de anotações, associado à seguinte frase: “É a obra de um homem de uma força, uma fé, uma capacidade técnica extraordinárias, manifestada durante toda uma vida”.


La Sagrada Família - Barcelona

Obra de antecipação

Atualmente é comum considerar a conquista de grandes vãos com o uso do concreto ou aço. Em Gaudí essa solução estava presente há quase um século. A Casa Milà, mais conhecida como ‘La Pedrera’, é um edifício praticamente ‘esculpido’ em pedra, mas que já tirava proveito da organização livre da planta dos diversos apartamentos, conforme os interesses de seus proprietários. Projetado antes mesmo que os automóveis fossem fabricados ‘em séries', já dispunha de garagem subterrânea com uma vaga por apartamento, com acesso por rampa. Hoje transformado em centro cultural, esses espaços receberam novos usos, como locais de exposição e auditório.



No Parque Güell, um espaço público criado como loteamento onde as residências se localizariam em meio a jardins, um dos pontos de maior interesse é a praça elevada, emoldurada por confortáveis bancos revestidos de azulejos, quebrados em pequenos pedaços para permitir as formas curvas suaves. 



A intenção inovadora de Gaudí, entretanto, nem sempre é bem compreendida e aceita. O sentido de antecipação de sua obra, visível principalmente nas fachadas sinuosas da Casa Milà, que até hoje causam tanta surpresa, provocou reações polêmicas junto à população, chegando mesmo a ser divulgada numa revista de crítica de costumes, uma caricatura desse edifício.


Réptil Parque Güel

Com uma vida inteiramente dedicada à profissão que escolheu, Gaudí não constituiu família, alegando que isso tornaria impossível seu total envolvimento com a Arquitetura, despertando até mesmo uma dimensão de designer do mobiliário e dos objetos que iriam compor os ambientes dessas obras. Era místico, conservador e foi autor de uma obra monumental que marcou sua época, conquistando o respeito internacional e projetando intensamente os valores culturais de sua terra e de sua gente.

Morreu aos 73 anos, vítima de atropelamento. Encontra-se sepultado no Templo Expiatório da Sagrada Família, Barcelona, na Espanha.
Assista ao vídeo sobre o Parque Güel







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