Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

9 de junho de 2014

A origem da Seda pura e da pintura em tecido


Pintura chinesa do século XII mostrando mulheres fabricando seda

Origem da Pintura em Tecido


A pintura em tecido surgiu originalmente na Indonésia. Era uma arte nobre, que apenas as princesas e suas damas podiam praticar, pois somente elas dispunham de tempo suficiente para trabalhar os tecidos (normalmente a seda) de forma tão detalhada e elaborada. As tintas que usavam eram extraídas de plantas nativas e preparadas nas habitações, cercadas de muito segredo.


Han Xizai Evening Banquet

Sobre a Seda

A indústria da seda existe na china há mais de 5 mil anos e foi mantida em segredo durante muito tempo. Segundo a história, os ovos do bicho-da-seda foram levados para a Europa no inicio da era cristã, por dois monges. Através dos anos, os criadores (sericicultores) selecionaram as melhores espécies de bichos-da-seda.

A fibra de seda natural é um filamento contínuo de proteína, produzido pelas lagartas de certos tipos de mariposas, sendo uma das matérias-primas mais caras. As lagartas expelem através das glândulas o líquido da seda (a fibroína) envolvido por uma goma (a sericina), os quais se solidificam imediatamente quando em contato com o ar.

A seda é utilizada para se produzir tecidos leves, brilhantes e macios. Os tecidos são usados em camisas, vestidos, blusas, gravatas, xales, luvas etc. A seda tem uma aparência cintilante, devido à estrutura triangular da fibra, parecida com um
prisma, que refrata a luz.

Acredita-se que os chineses começaram a produzir seda por volta do ano 2700 a.C.. Reza a lenda que a imperatriz Si Ling Chi descobriu a seda quando um casulo de bicho-da-seda caiu de uma
amoreira dentro de sua xícara de chá. Depois de experimentar algumas vezes, ela, finalmente, conseguiu tecer o filamento da seda em um pedaço de tecido.

A seda era considerada a mais valiosa mercadoria da China e gerou a famosa
rota da Seda, a mais importante rota comercial da época. A manufatura da seda era um segredo de estado, muito bem guardado até o ano 300, quando se tornou conhecida na Índia. Ou seja: 3 000 anos após sua descoberta pelos chineses.

Na cultura chinesa, a imperatriz Hsi Ling Shi é venerada como deusa da seda. Ela teria inventado o tear utilizado na produção de seda. No Império Romano, o tecido era muito apreciado valendo o seu peso em ouro.

Com a rota da Seda, vários países de outros continentes tiveram acesso a esse tecido que foi ganhando o mercado mundial e é usado até hoje para muitas finalidades como na decoração, vestuário, objetos de adorno e acessórios entre outros.

Como artista plástica e curiosa que sou, não pude deixar de experimentar algumas técnicas de pintura em seda pura e em palha de seda e confesso que fiquei deslumbrada com o intenso colorido e brilho que o tecido proporciona. Sem falar na delicadeza e leveza das pinceladas graças ao movimento da tinta na água em contato com a seda trazendo um resultado final sempre surpreendente.

Seguem algumas fotos dos lenços e echarpes que tenho produzido.
 
Seda pura 1,00 X 1,00 m
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Seda pura 0,40 X 1,20 m



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

2 comentários:

  1. Adorei seus últimos trabalhos ! Super bonitos, vistosos e de bom gosto !
    Pode continuar !
    Bj, Lú

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Lú, vc como artista que é sabe da importância de um incentivo. Bj

    ResponderExcluir