Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

7 de fevereiro de 2014

Paço das Artes apresenta a exposição Duplo Olhar



Abertura da exposição "Duplo Olhar" e 1ª Temporada de Projetos 2014

No dia 25 de janeiro, data em que a cidade de São Paulo comemorou o seu 460º aniversário, o Paço das Artes realizou a abertura da exposição Duplo Olhar - Coleção Sérgio Carvalho e da primeira edição da Temporada de Projetos 2014.

Na ocasião, houve a performance da artista Vanessa De Michelis, e o show de André Vasconcellos.

Round IV - fotografia de Amanda Melo - 2010
 
Duplo Olhar apresenta mais de 110 obras de arte contemporânea do colecionador Sérgio Carvalho, num recorte da curadora Denise Mattar.

O olhar da curadoria traçou, por meio deste conjunto com representatividade nacional, o percurso da arte brasileira rumo ao circuito internacional, do qual hoje faz parte. São apresentados trabalhos de diferentes mídias e artistas de faixas etárias diversas. Entre eles, Nelson Leirner, Regina Silveira, Rochelle Costi, Lucia Koch, Luiza Baldan, Delson Uchoa, Ana Elisa Egreja, Jonathas Andrade, Marcos Chaves, Mauro Restiffe, Iran do Espírito Santo, Rubens Mano, Sandra Cinto, Nazareno e Berna Reale.


Exudus, óleo sobre tela, de Ana Elisa Egreja - 2013

Denise Mattar agrupou as obras nos seguintes temas da arte contemporânea: Corpo, Non-Sense Stories, Memórias - Segredos e afins, Referências, Tessituras, Paisagens-Paisagens, Luz e Narrativas.

Um livro com todas as obras da exposição, textos da curadora e do colecionador e biografias dos artistas será lançado no final de março.


Caderno desaparecido, fotografia, de Celina Yamauchi - 1999/2008,

Instabilidade Estável, com curadoria de Juliana Gontijo, é a mostra selecionada para a primeira edição da Temporada de Projetos 2014.

A exposição reúne obras dos artistas Alexandre Rato, André Griffo, Andrei Müller, Daniel Murgel, Dirceu Maués, Milton Marques e Vanessa De Michelis, que recorrem à marginalidade como escolha política e problematizam tanto aspectos da sociedade e do indivíduo padronizado, quanto o próprio sentido atual da arte.
 

Detalhe da obra Parti já de onde estou - Alexandre Rato - 2013


Seus trabalhos mostram o não acabado, o informe, a sujeira, o barulho, o híbrido, o inclassificável. Fogem da fetichização tradicional do objeto artístico e do demarcar de suas fronteiras, a fim de imiscuir-se por outros terrenos, estabelecendo na prática uma relação ampliada entre arte, cultura e comunidade.

Criada em 1997, a Temporada de Projetos abre espaço à produção artística, curatorial e crítica por meio da seleção de dez projetos anuais – nove de artistas e um de curadoria – a serem exibidos ao longo do ano.

O projeto mais antigo do Paço das Artes chega à décima segunda edição em 2014, alinhado ao perfil multidisciplinar do espaço, que se volta à discussão das novas formas de fazer e de pensar a arte contemporânea, a partir de um programa que inclui, além de propostas curatoriais nacionais e internacionais, seminários, cursos, oficinas e palestras.


SERVIÇO


Duplo Olhar – Coleção Sérgio Carvalho | Instabilidade Estável

Onde: Paço das Artes - Av. da Universidade 1 - C. Universitária - SP. - T (11) 3814 4832

Quando: Até 6 de abril de 2014 - de terças a sextas-feiras: 10h às 19h; sábados, domingos e feriados: 12h30 às 17h30
 
Quanto: Grátis
 
 
 
 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário