Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

17 de outubro de 2012

Mostra de Caricaturas no Museu Carmen Miranda




Mostra de Caricaturas no Museu Carmen Miranda

Entrou em cartaz no Museu Carmen Miranda no Rio de Janeiro, a mostra Caricaturas Miranda, que faz parte da programação da Primavera nos Museus, projeto que acontece anualmente.
A mostra segue até dia 20 de dezembro e conta com desenhos feitos por Luiz Fernandes, que é cartunista, desenhista, jornalista e tradutor.

No total são apresentados 20 trabalhos que foram feitos em Hollywood e Rio de Janeiro, alguns deles a pedido da própria Carmen Miranda que considerava Luiz Fernandes um grande amigo e seu cartunista favorito.



Traços exagerados, até deformados, mas sempre engraçados. Assim podem ser definidas as caricaturas, projeto que acontece anualmente por iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus- IBRAM, em que os museus oferecem ao público exposições, oficinas e outras atividades culturais.



Em paralelo, o museu mantém sua exposição permanente com trajes e acessórios originais de seu acervo.


Tamanco Carmem Miranda 1 e 2

Sobre o Museu Carmen Miranda

Foi criado oficialmente, em 1956, por Francisco Negrão de Lima, Governador do Distrito Federal. Sua inauguração só se deu vinte anos mais tarde, em 1976, pelo Governador do Rio de Janeiro, Floriano Peixoto Faria Lima.

Instalado no Parque do Flamengo, o prédio circular foi projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy, posteriormente adaptado pelo arquiteto Ulisses Burlemaqui.

A criação do museu foi uma resposta à população e à legião de admiradores, sobretudo estrangeiros, de várias partes do mundo, organizadas em inúmeros fãs-clubes, que desejavam um espaço que pudessem perpetuar a memória da cantora, um dos mitos da música popular brasileira.

Serviço

Caricaturas Miranda

Quando: Até 20 de dezembro
Onde: Av. Rui Barbosa, s/nº - Parque do Flamengo.

Conversa Informal

A artista plástica e ilustradora Sandra Scaffide, paulista, desenvolve atualmente um trabalho de pintura digital que difere da caricatura por se assemelhar mais à pessoa retratada. Não há exageros nem na fisionomia, nem no corpo. Ao longe, você a confundiria com uma foto, mas não deve, porque ela não é estática e nem impessoal, como muitas vezes a foto é. Você percebe as nuances, as "pinceladas", o toque do artista e a sua destreza. A utilização das técnicas que os programas de computadores oferecem, como os  filtros, "ruídos", níveis, curvas, equilíbrio de cores, matizes e brilhos, é pessoal, depende unicamente da visão e da criatividade do"pintor digital", tornando-se única.

Galeria de fotos de Sandra Scaffide



Pintura Digital  (baseada em foto da saga Crepúsculo).

Caricatura. Uma pitada de humor, descontração e alegria é o que sugere a artista  para complementar algumas situações como casamentos, aniversários e outros eventos. Atualmente é feita no computador e se tornou mais versátil, porque pode ser utilizada para vários fins: convites, lembranças, banners, enfeites de mesa, etc. A caricatura pode ser exagerada ou nem tanto, pode mostrar uma situação específica, engraçada, ou simplesmente retratar pessoas de uma maneira bem humorada. É uma excelente opção para surpreender seus convidados.

Algumas idéias



Caricatura baseada no cartaz do filme "Sr. & Sra. Smith", com Angelina Jolie e Brad Pitt.



Convite e Havaiana personalizada



Camiseta e caneca personalizada

Para finalizar, uma caricatura feita por Sandra Scaffide para homenagear Carmem Miranda.
Vejam o resultado. Surpreendente!



Contato






Um comentário:

  1. Aline, peço licença para colocar essa notícia no site cinema clássico. Caso vc não queira, eu retiro do ar. Coloquei os devidos créditos.
    Vai o endereço da postagem abaixo:
    http://www.cinemaclassico.com/index.php?option=com_content&view=article&id=6132:mostra-de-caricaturas-no-museu-carmen-miranda&catid=55:noticias&Itemid=49


    Qualquer dúvida meu email é charchaplin@hotmail.com
    Carla Marinho

    ResponderExcluir